Foto: Assessoria PMU
Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e técnicos em enfermagem da Atenção Primária em Saúde (APS) participaram de capacitação sobre hipertensão na sexta-feira (4), em Umuarama. O encontro ocorreu no anfiteatro da Prefeitura e contou com palestra do professor Emerson Luiz Botelho Lourenço, da Universidade Paranaense (Unipar).
O objetivo foi atualizar os profissionais sobre diagnóstico, classificação e tratamento da hipertensão arterial. Também foram abordados riscos e formas de prevenção. Durante o curso, os agentes aprenderam a utilizar diferentes aparelhos para aferição da pressão arterial. Foram discutidos fatores de risco, tipos de hipertensão e perigos do uso indevido de medicamentos.
O professor destacou o papel da equipe multidisciplinar no tratamento. Também abordou o uso de plantas medicinais com potencial farmacológico no controle da doença.
“É uma alegria voltar a contribuir com a Secretaria de Saúde de Umuarama”, disse Emerson Lourenço. “Poder orientar os agentes comunitários me deixa realizado.” Ele atua como diretor da Fundação Cândido Garcia e professor dos programas de Mestrado e Doutorado da Unipar.
Segundo Carlos Gabriel Zanata Cardozo, coordenador da Central Farmacêutica, o treinamento reforça a importância dos ACS no cuidado com a saúde da comunidade. “Aprendemos que é possível controlar a hipertensão com mudanças simples no estilo de vida”, explicou. Alimentação saudável, atividade física e uso correto de medicamentos foram alguns dos pontos destacados.
Os Agentes Comunitários de Saúde têm papel essencial na prevenção de doenças e promoção de bem-estar. Com visitas regulares, identificam riscos e orientam a população. A capacitação contribui para melhorar o atendimento e reforça o compromisso com uma vida mais saudável.
(OBemdito com informações Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais