Brasil

Governo estuda liberar 13º antecipado para beneficiários do INSS

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve antecipar o calendário de pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), seguindo a prática adotada nos últimos anos. Tradicionalmente, o benefício é pago no segundo semestre, mas pode ser antecipado para o primeiro semestre.

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou nesta quinta-feira (27) que há boas chances de o Executivo autorizar a antecipação. No entanto, ainda está em discussão se os pagamentos ocorrerão entre abril e maio ou entre maio e junho.

Leia também: Pagamentos do INSS referentes a março começam nesta terça-feira

Possíveis datas pra liberar o 13º

Se o governo liberar o 13º salário nos meses de abril e maio, o INSS depositará a primeira parcela entre os dias 24 de abril e 8 de maio, enquanto pagará a segunda entre 26 de maio e 6 de junho, conforme o calendário.

Caso o governo faça o pagamento em maio e junho, o INSS creditará a primeira parcela entre os dias 26 de maio e 6 de junho, e a segunda, entre 24 de junho e 7 de julho.

Para oficializar a decisão, o presidente Lula precisa assinar um decreto. Se confirmarem a antecipação, será o sexto ano consecutivo em que o INSS paga o 13º salário no primeiro semestre.

Leia também: Senado aprova projeto para uso de tornozeleira em casos de violência contra mulher

Impacto nas contas públicas

A medida não aumenta as despesas do governo, pois apenas antecipa o fluxo de pagamentos. O governo já precisaria quitar o benefício até o final do exercício fiscal, mas agora repassará o valor mais cedo aos segurados.

O INSS paga o 13º salário em duas parcelas, assim como as empresas do mercado formal pagam a gratificação natalina aos trabalhadores. A legislação permite que o empregador deposite a primeira parcela até o final de novembro e a segunda até 20 de dezembro.

Histórico da antecipação

Nos governos anteriores do PT, a antecipação do 13º dos segurados do INSS tornou-se uma prática recorrente, sendo implementada por meio de decreto presidencial. Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o governo realizou a antecipação por meio de medida provisória, com pagamentos em agosto e novembro.

Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, o governo antecipou as parcelas para o primeiro semestre. A prática se repetiu em 2021, ainda sob os efeitos da crise sanitária, e em 2022, ano eleitoral.

Já sob Lula, o governo manteve a antecipação em 2023 e 2024, com o objetivo de impulsionar a economia.

Calendário de pagamentos

O cronograma de pagamento do INSS segue o número final do benefício, sem considerar o dígito verificador. Por exemplo, se o número for 123.456.789-0, o beneficiário receberá o pagamento no dia correspondente ao final 9.

Os segurados que ganham até um salário mínimo recebem primeiro. Em seguida, são pagos os valores para quem ganha acima do mínimo até o teto do INSS.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

11 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

11 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

11 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

11 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

12 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais