Cotidiano

BPFron apreende mercadorias do Paraguai durante operação na PR-323, em Umuarama

A Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), realizou uma apreensão de eletrônicos na última quarta-feira (26), em Umuarama. Durante a Operação Protetor, agentes do BPFron abordaram um veículo VW/Voyage que transitava em alta velocidade na PR-323.

Embora os ocupantes do veículo, dois homens de 25 e 29 anos, não apresentassem nenhum ilícito pessoalmente, uma inspeção minuciosa no interior do carro revelou mercadorias estrangeiras, entre elas videogames. Os itens, sem os trâmites aduaneiros adequados, configuram uma infração à legislação brasileira. As mercadorias, que ainda não haviam passado pelos procedimentos de fiscalização, foram apreendidas.

Após a qualificação dos envolvidos, ambos foram liberados, mas a carga foi imediatamente encaminhada para a Receita Federal de Guaíra, no oeste do Estado. A instituição ficará responsável pela investigação e pelos procedimentos legais pertinentes à entrada irregular de mercadorias no país.

A operação tem como objetivo reforçar o combate ao tráfico de mercadorias ilegais, especialmente na região de fronteira, onde as ações de contrabando são recorrentes. O contrabando de mercadorias representa um grande prejuízo para a economia brasileira, impactando diversos setores.

Estima-se que bilhões de reais sejam perdidos anualmente devido a essa prática ilícita. O contrabando prejudica o mercado interno, afetando diretamente a competitividade das empresas nacionais, que enfrentam preços mais altos devido à tributação legal, enquanto produtos contrabandeados chegam a custos mais baixos.

Além disso, o governo perde receitas fiscais essenciais para a manutenção de serviços públicos. O aumento da criminalidade, o fortalecimento de redes criminosas e o impacto no emprego formal também são consequências negativas desse comércio ilegal.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

7 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

7 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

7 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

8 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

8 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais