O jogador Pedro Henrique Severino, de 19 anos, do Red Bull Bragantino, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed Ribeirão Preto nesta segunda-feira (24). A recuperação ocorre dias após a equipe médica iniciar o protocolo para verificação de morte cerebral, que foi posteriormente suspenso.
Leia mais: Jogador de 19 anos se recupera após passar por protocolo de morte encefálica
Pedro sofreu um grave acidente de trânsito na madrugada do dia 4 de março, no km 127 da Rodovia Anhanguera (SP-330), em Americana (SP). O atleta, filho do ex-atacante Lucas Severino, que passou pela seleção brasileira, Athletico-PR, Cruzeiro e Corinthians, recebeu socorro inicial e foi internado em Americana, todavia, foi transferido para Ribeirão Preto no dia 6 de março.
No dia 5 de março, o hospital deu início ao protocolo para confirmação de morte encefálica, conforme os critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina. Esse processo exige três etapas: dois exames clínicos para atestar ausência de percepção e funcionamento do tronco encefálico, um teste de estímulo respiratório sem resposta, assim como, um exame complementar para confirmar a inatividade cerebral.
Contudo, os médicos interromperam a avaliação quando Pedro apresentou respostas neurológicas, como tosse e respiração espontânea. Esse desenvolvimento foi determinante para a revisão do quadro.
Quatro dias após demonstrar reações, como resultado, a equipe médica iniciou a retirada gradual da ventilação mecânica. Durante todo esse período, Pedro permaneceu sedado, recebendo noradrenalina e antibióticos para evitar infecções.
A melhora continuou nos dias seguintes, até que nesta segunda-feira (24), os médicos concluíram que seu estado clínico permitia a transferência da UTI para o quarto. Entretanto, apesar da evolução, o hospital enfatiza que o quadro neurológico ainda exige cuidados intensivos e acompanhamento especializado.
Em nota oficial, a Unimed Ribeirão Preto informou que Pedro Severino segue internado e apresenta quadro clínico estável, respirando sem o auxílio de aparelhos. A equipe multidisciplinar coordenada pelo médico intensivista Gil Teixeira presta o atendimento.
“O paciente foi transferido da UTI para o quarto no início da noite desta segunda-feira (24) para a continuidade do tratamento. A equipe médica esclarece que o quadro neurológico de Pedro Severino ainda inspira cuidados e necessita manutenção de internação hospitalar”, diz o comunicado.
A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena
Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)
Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica
Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…
Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama
Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia
Este site utiliza cookies
Saiba mais