Brasil

Bebê vítima de tráfico humano é trazido de volta ao Brasil pela PF

A Polícia Federal (PF) concluiu, nesta segunda-feira (24), a Operação Pérola, com a repatriação de um bebê que foi levado ilegalmente para Portugal no final de 2023. A criança, vítima de tráfico humano, foi retirada do Brasil pouco após seu nascimento.

A investigação, liderada pela Delegacia da PF em Campinas (SP), teve início após denúncia da Promotoria de Justiça de Valinhos, interior paulista. O órgão foi acionado quando se suspeitou que a criança havia sido traficada.

A ação contou com o apoio da Polícia Judiciária de Portugal. Após diligências, o bebê foi encontrado na região do Porto e encaminhado à Assistência Social local. Lá, ele foi acolhido por uma família portuguesa enquanto se verificava a veracidade dos documentos apresentados. Foi descoberto que os registros de nacionalidade e naturalidade da criança haviam sido falsificados.

A partir da confirmação da identidade da criança, e com o apoio do Ministério Público Federal em Campinas, a PF brasileira organizou sua repatriação. O bebê, que agora tem um ano e quatro meses, foi trazido de volta ao Brasil por policiais federais.

Atualmente, o bebê vítima de tráfico humano está sob os cuidados de uma instituição de acolhimento no Brasil. As famílias em Portugal e no Brasil mantêm contato para garantir que o vínculo estabelecido durante o período de acolhimento seja preservado. O objetivo é respeitar o melhor interesse da criança, mantendo a comunicação entre os envolvidos.

A repatriação seguiu o Protocolo de Palermo, de 2004, que combate o tráfico internacional de pessoas. A PF destacou, em nota, que o retorno da criança ao Brasil simboliza a cooperação internacional bem-sucedida e representa uma nova oportunidade de vida segura para o bebê.

(OBemdito com Agência Brasil)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

54 minutos ago

Da banca para a mesa: hortaliças prontas para consumo viram tendência

Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos

2 horas ago

Helicóptero Arcanjo 01 usa incubadora neonatal pela primeira vez e salva bebê

A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…

3 horas ago

Pedestre de 21 anos morre após atropelamento na avenida Tiradentes, em Umuarama

Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…

4 horas ago

Homem fica gravemente ferido após ataque com facão em Pérola

Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…

4 horas ago

Umuarama se despede de Altamiro Vieira, servidor público aposentado e exemplo de retidão

Familiares, amigos e pessoas que conviveram com Altamiro Antonio Vieira se despedem, com profunda tristeza,…

14 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais