Brasil

Bebê vítima de tráfico humano é trazido de volta ao Brasil pela PF

A Polícia Federal (PF) concluiu, nesta segunda-feira (24), a Operação Pérola, com a repatriação de um bebê que foi levado ilegalmente para Portugal no final de 2023. A criança, vítima de tráfico humano, foi retirada do Brasil pouco após seu nascimento.

A investigação, liderada pela Delegacia da PF em Campinas (SP), teve início após denúncia da Promotoria de Justiça de Valinhos, interior paulista. O órgão foi acionado quando se suspeitou que a criança havia sido traficada.

A ação contou com o apoio da Polícia Judiciária de Portugal. Após diligências, o bebê foi encontrado na região do Porto e encaminhado à Assistência Social local. Lá, ele foi acolhido por uma família portuguesa enquanto se verificava a veracidade dos documentos apresentados. Foi descoberto que os registros de nacionalidade e naturalidade da criança haviam sido falsificados.

A partir da confirmação da identidade da criança, e com o apoio do Ministério Público Federal em Campinas, a PF brasileira organizou sua repatriação. O bebê, que agora tem um ano e quatro meses, foi trazido de volta ao Brasil por policiais federais.

Atualmente, o bebê vítima de tráfico humano está sob os cuidados de uma instituição de acolhimento no Brasil. As famílias em Portugal e no Brasil mantêm contato para garantir que o vínculo estabelecido durante o período de acolhimento seja preservado. O objetivo é respeitar o melhor interesse da criança, mantendo a comunicação entre os envolvidos.

A repatriação seguiu o Protocolo de Palermo, de 2004, que combate o tráfico internacional de pessoas. A PF destacou, em nota, que o retorno da criança ao Brasil simboliza a cooperação internacional bem-sucedida e representa uma nova oportunidade de vida segura para o bebê.

(OBemdito com Agência Brasil)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

7 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

7 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

7 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

8 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

8 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais