Foto: Divulgação/PF/Agência Brasil
A Polícia Federal (PF) concluiu, nesta segunda-feira (24), a Operação Pérola, com a repatriação de um bebê que foi levado ilegalmente para Portugal no final de 2023. A criança, vítima de tráfico humano, foi retirada do Brasil pouco após seu nascimento.
A investigação, liderada pela Delegacia da PF em Campinas (SP), teve início após denúncia da Promotoria de Justiça de Valinhos, interior paulista. O órgão foi acionado quando se suspeitou que a criança havia sido traficada.
A ação contou com o apoio da Polícia Judiciária de Portugal. Após diligências, o bebê foi encontrado na região do Porto e encaminhado à Assistência Social local. Lá, ele foi acolhido por uma família portuguesa enquanto se verificava a veracidade dos documentos apresentados. Foi descoberto que os registros de nacionalidade e naturalidade da criança haviam sido falsificados.
A partir da confirmação da identidade da criança, e com o apoio do Ministério Público Federal em Campinas, a PF brasileira organizou sua repatriação. O bebê, que agora tem um ano e quatro meses, foi trazido de volta ao Brasil por policiais federais.
Atualmente, o bebê vítima de tráfico humano está sob os cuidados de uma instituição de acolhimento no Brasil. As famílias em Portugal e no Brasil mantêm contato para garantir que o vínculo estabelecido durante o período de acolhimento seja preservado. O objetivo é respeitar o melhor interesse da criança, mantendo a comunicação entre os envolvidos.
A repatriação seguiu o Protocolo de Palermo, de 2004, que combate o tráfico internacional de pessoas. A PF destacou, em nota, que o retorno da criança ao Brasil simboliza a cooperação internacional bem-sucedida e representa uma nova oportunidade de vida segura para o bebê.
(OBemdito com Agência Brasil)
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Familiares, amigos e pessoas que conviveram com Altamiro Antonio Vieira se despedem, com profunda tristeza,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais