Fotos: Igor Gobbo/Assessoria Expo Umuarama
Muita alegria e toda adrenalina do rodeio! Sinônimo de tradição e emoção, as montarias da Expo Umuarama deste ano confirmaram a confiança dos apaixonados por essa tradição country, se reafirmando como um dos melhores e mais disputados do Paraná. Milhares assistiram à peleja, que colocou na arena peões estrelas de diversas cidades do Brasil; a final aconteceu neste domingo (23).
Dois paulistas levaram os prêmios das primeiras colocações: em touro, Edevaldo Ferreira, de Andradina; e em cavalo [cutiano], Antônio Custódio, de Fernandópolis. Umuarama foi bem representada: Luiz Gustavo Galvani obteve a terceira colocação, em touro.
Foram cinco noites de euforia, quatro delas com entrada gratuita. Participaram atletas de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rondônia, Acre, Pará e Mato Grosso do Sul, além dos paranaenses, classificados no ‘Rodeio Noroeste’ [regional], na segunda (17), e na terça (18); e no ‘Rodeio Show Nacional’, na quarta, 19, e quinta (20).
Como sempre, para ambos, os organizadores convidaram excelentes narradores e comentaristas: o famoso Almir Cambra e Umberto Júnior, Tiago Arantes e Douglas Joan, respectivamente.
“Eles foram ótimos! Um rodeio sem um bom narrador perde metade da emoção! Ele é a voz que transforma cada montaria em um espetáculo, faz o público vibrar… E como o público de Umuarama e região vibrou nesses dias!”, exclama o diretor de rodeio da Sociedade Rural de Umuarama, Cleisson Celestino.
Ele destaca o fato de o rodeio da Expo Umuarama atrair atletas de “alto gabarito”, mas também de dar chance para os da região mostrarem suas habilidades: “A cada ano, nossa etapa regional está mais concorrida”, diz, lembrando que o evento reuniu peões de mais de dez municípios da vizinhança. “A gente torce e trabalha para Umuarama se destacar nesse esporte”, assegura.
Entre os momentos que a emoção foi lá em cima destacam-se a entrada das bandeiras – um desfile belíssimo, em cavalos palominos, com ‘maquiagem’ e acessórios em tons dourados; e o show piromusical, que encantou o público.
A premiação foi em dinheiro: R$ 37 mil divididos entre melhores em touro e R$ 11,5 mil em cavalo.
O presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari, prestigiou a final. Em seu pronunciamento, ele enalteceu a liderança da Expo Umuarama nesse esporte tão reverenciado no Brasil.
“O rodeio foi excepcional e reafirmou o status que conquistamos de estarmos entre os melhores do Estado; isso é motivo de orgulho!… Nessa Expo Umuarama podemos dizer que foram noites não só de diversão, mas também de valorização de uma tradição que une campo e a cidade… Foi uma celebração!”, disse.
Segundo ele, o sucesso desse rodeio deixa uma marca indelével na história da cidade: “Dos competidores aos espectadores, todos testemunharam um espetáculo que não só honrou as raízes do rodeio, mas também prometeram um futuro vibrante para esta tradição tão amada!”.
(Informações: Assessoria Expo Umuarama)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais