Foto: Assessoria PMU
A Secretaria de Educação de Umuarama marcou presença no Seminário de Cooperação Pedagógica com Municípios, realizado em Foz do Iguaçu, nos dias 19 e 20 de março. O evento faz parte do programa Educa Juntos, voltado para o desenvolvimento educacional de municípios paranaenses.
O seminário reuniu mais de 350 secretários municipais de Educação de todo o Paraná, além de pedagogos e professores da rede pública. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), com foco na alfabetização e recomposição da aprendizagem. Durante o encontro, também foram divulgados os resultados da Prova Paraná Mais, que avalia o desempenho dos estudantes paranaenses.
Roni Miranda, secretário da Educação do Paraná, destacou a importância da colaboração entre o governo estadual e os municípios para a continuidade do processo de alfabetização. “O governo do Paraná apoia os municípios para continuarmos liderando a melhor educação pública do Brasil”, afirmou.
O seminário tem como objetivo fortalecer a educação municipal e facilitar a transição dos alunos do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental, quando se inicia o atendimento da rede estadual. Além disso, o evento estreita os laços entre as secretarias de Educação municipais e estaduais, promovendo a troca de experiências e estratégias entre os gestores educacionais.
O programa Educa Juntos, criado em 2020, atua por meio do Núcleo de Cooperação Pedagógica com Municípios (NCPM). Ele oferece materiais didáticos para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental, além de cursos de formação continuada para os docentes das redes municipais.
O seminário foi uma oportunidade para garantir o fortalecimento do compromisso com a alfabetização de todas as crianças do país, conforme a política do Ministério da Educação (MEC). A participação da Educação de Umuarama no evento incluiu a presença da secretária Letícia Labiak e das coordenadoras Kátia Sirlene Azevedo, Elisangela Reis e Patrícia Abucarma.
O governo estadual também anunciou a premiação das 300 escolas com melhores índices de alfabetização no Paraná. As escolas premiadas receberão chromebooks, com um investimento de R$ 16 milhões para a compra de 9 mil equipamentos.
(OBemdito com informações Assessoria PMU)
Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Este site utiliza cookies
Saiba mais