Policiais cumprem mandado de prisão por pensão alimentícia em Perobal
Uma ação policial realizada na tarde deste domingo (23) resultou na prisão de um homem por descumprimento de pensão alimentícia. O mandado judicial foi cumprido pela equipe da Radio Patrulha da Polícia Militar no distrito Cedro, zona rural de Perobal.
Detalhes da operação
Por volta das 17h55, os policiais militares localizaram o indivíduo, de 24 anos, na Rua Piquiri, após receberem informações sobre seu paradeiro. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe realizou diligências na região antes de efetuar a abordagem.
“Com base nas informações obtidas, os policiais fizeram patrulhamento específico na área e conseguiram localizar e prender o devedor de pensão sem incidentes“, informou a assessoria da PM.
Encaminhamento ao Sistema Prisional
Após a prisão, o homem foi levado para o Departamento Penitenciário (Depen) de Iporã, onde ficará à disposição da Justiça. Casos de prisão por pensão alimentícia são considerados prisões civis, onde o detido pode ser liberado após regularizar a situação ou acordo judicial.
Entenda o caso
A prisão por dívida de pensão alimentícia ocorre quando:
- Há descumprimento reiterado das obrigações
- Existe mandado judicial expedido
- O devedor possui condições financeiras comprovadas
Dados sobre Pensão Alimentícia no Paraná
Segundo o Tribunal de Justiça do Paraná:
- 45% dos processos de execução de pensão resultam em prisão
- O valor médio das pensões em litígio é de R$ 850
- Iporã é uma das comarcas com maior número de prisões por dívida alimentícia
Próximos Passos
O preso terá direito a:
- Audiência de justificação
- Possibilidade de pagamento ou acordo
- Liberdade provisória caso quite os débitos
Para denúncias
Quem tiver informações sobre devedores de pensão pode contactar:
- Disque Denúncia: 181





