Foto: Assessoria Expo Umuarama
O julgamento de vacas leiteiras na Expo Umuarama 2025 destacou o potencial genético dos rebanhos. A competição ocorreu na pista de julgamento Orlando Mesquita da Silva e reuniu cerca de 80 bovinos das raças Holandês, Girolando, Jersolando e Jersey.
A avaliação, feita por especialistas, analisou características como estrutura corporal e aptidão leiteira. As vacas foram julgadas por critérios que incluem linha de dorso reta, boa conformação do úbere e jarretes bem posicionados. Os animais que se destacaram receberam prêmios no domingo (23).
A raça Holandesa teve a maior participação, com mais de 50 inscritas. Os irmãos Komagome, de Floresta-PR, levaram 11 vacas para a disputa e conquistaram dez medalhas. O título de “Campeã Suprema” ficou com um animal do produtor Maicon Candioto, de Perobal.
O julgamento de vacas na Expo Umuarama tem papel estratégico no aprimoramento genético do rebanho leiteiro. Segundo o presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari, o evento incentiva a seleção de animais com melhor potencial produtivo.
“Realizamos este julgamento com um objetivo muito especial: promover a melhoria genética do rebanho leiteiro. É um evento empolgante e motivador, que reforça a importância do investimento na produção de leite”, afirmou Gaiari.
Os prêmios foram entregues em um almoço especial na Casa do Criador. As estatuetas, em formato de vacas douradas, celebraram o Jubileu de Ouro da Expo Umuarama.
(OBemdito com informações Assessoria Expo Umuarama)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais