Ítalo Fabio Casciola

50 longos anos reportando a história da icônica Expo Umuarama!

Neste momento em que comemoro comigo 70 anos bem vividos, sinto-me um felizardo em estar vivenciando também a festa dos 50 anos da criação da maravilhosa Expo Umuarama. Este é o maior evento da Capital da Amizade de todos os tempos! Literalmente de todos os tempos, pois ela vem acontecendo retumbante desde 1974.

Naquela época estava em início de carreira na atividade jornalística (comecei em 1967 na antiga Gazeta de Umuarama). No ano que teve início a Exapiu eu estava à frente da redação do jornal Ilustrado.

Portanto, posso dizer transpirando felicidade que passei a vida inteira reportando, colunando e cronicando. Além disso, documentando e historiando para a posteridade os grandes momentos de Umuarama e da Exposição Feira durante essa longa jornada!!!

Reconheçam ou não, é fato! É raro dedicar uma vida inteira a esta profissão, que considero uma arte! Neste tempo, foram muitas atividades na mídia em que me senti realizado. No entanto, a eterna cobertura da Expo Umuarama no decorrer de meio século está entre as metas cumpridas com sucesso. Não faltei um ano sequer, todas as Feiras Agropecuárias eu reportei. Enaltecendo os acontecimentos que a tornaram um dos maiores e mais conhecidos eventos agropecuários do Brasil!

16 de fevereiro de 1974: Com o cantor Dalvan, primeiro artista a se apresentar no palco da primeira edição da Exapiu!

Centenas de arquivos da Expo Umuarama

E essas centenas de reportagens estão nos arquivos de jornais locais. E também de outras grandes cidades dos quais participei como repórter em suas sucursais aqui sediadas. Reportagens que hoje são documentos que relatam detalhadamente a história da nossa admirável Expo Umuarama.

As novas e futuras gerações vão conhecer os fatos memoráveis que marcaram meio século dessa forte mina de ouro econômica para nosso município e para o Paraná. Afinal, aqui é a Capital do Boi!

O jornalista entrevistando o então governador do Paraná Emilio Gomes no dia da inauguração do Parque de Exposições e abertura da primeira Feira Agropecuária de Umuarama, 18 de fevereiro de 1974. Um pouco atrás, ao centro, o prefeito Hênio Romagnolli

São tantos fatos memoráveis. Muitos deles tenho narrado em crônicas publicadas aqui em OBEMDITO. Estes fatos alinhados serão uma rica fonte para um livro da nossa Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Umuarama, a nossa Expo Umuarama! Afinal, jornalismo se torna uma arte quando documenta para o futuro os fatos do cotidiano. (ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBEMDITO)

Imagem histórica: A 1ª Exapiu, no recém inaugurado Parque de Exposições (notem a faixa escura à esquerda, era o terreno sendo preparado para sua ampliação nas próximas edições da feira agropecuária)

Ítalo Fábio Casciola

Recent Posts

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 minutos ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

23 minutos ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

48 minutos ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

12 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

12 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais