Foto: Geraldo Bubniak/AEN
A Prefeitura de Umuarama, através do Ambulatório de Infectologia, promoverá ações para conscientizar sobre a tuberculose. A campanha ocorre no Dia Mundial de Combate à Tuberculose, em 24 de março. As atividades incluem palestras para estudantes técnicos de enfermagem e orientações a pessoas em situação de rua. O objetivo é alertar sobre prevenção, sintomas e tratamento.
O estado enfrenta desafios no combate à doença. Entre 2021 e 2023, a mortalidade por tuberculose aumentou 29% no Paraná. Em 2023, 60 pessoas morreram em decorrência da infecção respiratória. As regiões Norte e Noroeste concentram mais casos, com Paranaguá (70,7 casos por 100 mil habitantes), Foz do Iguaçu (31,2) e Londrina (28,7) liderando em incidência.
Umuarama também registrou altos índices. Foram 23,5 casos por 100 mil habitantes, acima da média estadual de 20,4. Maria de Lourdes Gianini, assistente social do Ambulatório Municipal de Infectologia, destaca a importância das ações preventivas.
“Nesta quinta-feira, 20, às 13h30, haverá palestra para alunos do curso técnico de enfermagem no auditório da Secretaria de Saúde. No dia 27, às 14h, faremos orientações para a população em situação de rua na Apromo”, informou.
O médico Celso José Gomes conduzirá as explicações sobre sintomas e prevenção. O Ambulatório de Infectologia fica na Rua Perobal, 4341, nos fundos do Centro de Especialidades Médicas (CEM). Informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Umuarama e nas redes sociais oficiais do órgão. Contatos pelos telefones (44) 3906-1033 e (44) 98457-1044.
(OBemdito com informações Assessoria PMU)
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais