Década de 1970, começam a surgir nas estradas de Umuarama as grandes boiadas mostrando que um novo ciclo havia nascido... - Fotos exclusivas do acervo de Italo Fábio Casciola
Em uma época em que o café deu lugar à pecuária, nasceu a antiga Exapiu, conhecida atualmente como Expo Umuarama. A feira chega à 50ª edição e aqui vamos contando essa história…
Até a década de 1970, a cafeicultura reinava absoluta no Paraná. O Estado ganhou notoriedade internacional como maior exportador do ‘Ouro Verde’ do Brasil.
E Umuarama fazia parte em destaque desse mapa produtivo. A cidade surgiu com a abertura de grandes fazendas de café aqui no imenso território colonizado pela Cia Melhoramentos.
Mas esse reinado veio abaixo em 1975, com a terrível Geada Negra que destruiu todos os cafezais. Ela causou imensos prejuízos e o terrível êxodo rural com milhares de colonos fugindo da miséria para outras regiões do País.
Estava decretado o fim do ciclo do café… E que ficou aqui no Noroeste, tinha que escolher uma nova alternativa para ocupar as terras abandonadas e para sobreviver. Já nessa época existia a criação de gado, mas em pequena escala.
A partir de então foi definido o destino de Umuarama e de outros municípios dos arredores: investir alto em pecuária, arrancando os cafezais queimados pela geada brutal e plantando pastagens para a alimentação das boiadas. Essa mudança foi radical e em pouco tempo as paisagens da zona rural estavam todas verdes e habitadas por milhares de bois.
Como já existia a Sociedade Rural de Umuarama criada poucos anos antes, os pioneiros apostaram no lançamento da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Umuarama, em 1974, ostentando a sigla EXAPIU.
E diante do fim do cenário cafeeiro, no fim daquela década o evento foi crescendo com espetacular sucesso antevendo que a agropecuária reinaria no Paraná.
A bem da verdade, muita gente não gostou da ‘pronúncia’ dessa abreviatura, dava um som esquisito – diziam… No que a gente tem que concordar, basta comparar com Expo Umuarama, uma nominação mais sonora e simpática. É que no início da mostra não existia marketing, criatividade promocional e nem sequer assessoria de imprensa…
Mas a radical mudança só aconteceu no início do século 21, quando foi lançado o belo e famoso ‘Expo Umuarama’, que faz sucesso até hoje. O genial é que além de nominar a grande festa, promove a cidade de Norte a Sul do Brasil e até nos países vizinhos.
Atualmente, meio século depois, Umuarama se orgulha de ter uma das mais importantes feiras agropecuárias do Brasil! (ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBEMDITO)
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais