Fotos: Igor Gobbo/Assessoria Expo Umuarama
Nunca a agenda da Expo Umuarama recebeu tanta inscrição de visitas de estudantes da rede pública do ensino como esta, que comemora Jubileu de Ouro. As primeiras aconteceram na segunda (17) e na terça (18).
Além de Umuarama, estão inscritas escolas de Maria Helena, Xambrê, Mariluz, Cafezal do Sul, Pérola, Tuneiras do Oeste, Goioerê, Alto Piquiri e Altônia. Cerca de 30 devem trazer aproximadamente 1,5 mil alunos até sexta (21).
Segundo os organizadores, exposições agropecuárias são mais do que simples eventos; são verdadeiras celebrações que unem tradição e modernidade, campo e cidade, em um único espaço. Por isso, a diretoria da Expo Umuarama faz questão de receber as caravanas de alunos com muita alegria.
As visitas dos pequenos, acompanhados por professores, já é tradicional. As crianças chegam eufóricas pela oportunidade. E saem da feira ainda mais felizes, pelo aprendizado adquirido, sintonizado com que aprendem em aula.
O roteiro inclui a Fazendinha, o Mudi (Museu Dinâmico Interdisciplinar) da UEM, o pavilhão de pequenos animais e os estandes da Copel, do Instituto Água e Terra e do Sicoob. Ao final, todas ganham sorvete [da Itália Sorvetes, de Umuarama] e pipoca.
O presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari, considera a Expo um cenário encantador, onde famílias inteiras têm a oportunidade única de vivenciar o universo rural de forma acessível e educativa. “Para as crianças, especialmente, não é apenas uma atividade recreativa, mas sim um investimento no futuro das novas gerações”, destaca.
“Para elas, participar de uma exposição agropecuária é uma experiência que permite entender a importância da agricultura e da pecuária para a sociedade… E mais: aprender sobre a origem dos alimentos, observar técnicas de cultivo e cuidado com os animais, tudo isso se torna memorável em um ambiente tão dinâmico como a feira”, justifica Gaiari.
As visitas são organizadas pelas secretarias municipais de Educação, em parceria com a Sociedade Rural. Veja mais detalhes da feira aqui.
(Informações: Graça Milanez/Assessoria Expo Umuarama)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais