Umuarama

Umuarama não terá reajuste na taxa de iluminação pública da Copel

A taxa de iluminação pública cobrada na conta de luz em Umuarama permanecerá sem reajuste em 2025. O anúncio foi feito pelo prefeito Fernando Scanavaca (Republicanos) nesta segunda-feira (10).

A decisão mantém os valores congelados pelo segundo ano consecutivo, sem sequer a correção inflacionária. O índice previsto de 4,83% não será aplicado. A informação foi divulgada nas redes sociais após reunião entre Scanavaca e Thiago Gonçalves, gerente da agência da Copel no município.

Cobrança da taxa de iluminação

A Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (CIP) segue a Lei Complementar 380/2014. A norma define que a taxa financia a iluminação de vias e espaços públicos, além da manutenção e expansão do sistema.

A cobrança incide sobre proprietários, titulares do domínio útil ou ocupantes de imóveis urbanos. O valor varia conforme o consumo de energia e a classe do consumidor, seguindo diretrizes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Isenções previstas na legislação

Algumas categorias são isentas da taxa de iluminação pública. Entre elas: consumidores da zona rural; autarquias e fundações públicas municipais; beneficiários do Programa Luz Fraterna; consumidores com consumo mensal de até 50 kWh e proprietários de imóveis em áreas de preservação permanente, reserva legal ou áreas verdes.

Impacto para a população

Segundo o prefeito, essa é a primeira vez na história do município que a taxa permanece inalterada. A medida visa aliviar o orçamento das famílias e priorizar o bem-estar dos umuaramenses.

“É a primeira vez na história de Umuarama que conseguimos essa conquista. E tudo isso pensando em você, umuaramense, que é a nossa prioridade”, afirmou o prefeito.

A decisão mantém o valor cobrado desde 2024, garantindo estabilidade para os contribuintes e evitando aumento na conta de luz dos moradores da cidade

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

8 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

9 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

10 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

11 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

13 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

14 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais