Foto: Gabriel Pires/Sesi
A Carreta da Inovação leva nesta semana diversas atividades gratuitas e abertas ao público voltadas à inovação, tecnologia, lazer e serviços ao cidadão para os municípios de Rio Negro, na região Sul, e Umuarama, no Noroeste do Estado.
As carretas irão permanecer nos municípios até este sábado (15), atendendo das 9h às 12h e das 14h às 18h. Em Umuarama, o projeto começa a operar nesta terça-feira (11) na Praça Arthur Thomas. Já em Rio Negro, o caminhão vai ficar estacionado na R. Jorn. Vitor Hugo Gonçalves, s/n, e as atividades têm início na quarta-feira (12) no período da tarde.
O projeto itinerante é promovido pela Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em parceria com Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
Segundo o secretário da Inovação, Alex Canziani, a passagem do projeto itinerante por diversas cidades oferece uma oportunidade à comunidade de ter um acesso mais direto a ações do âmbito da inovação, tecnologia e empreendedorismo. “O processo de modernização não pode ser realizado apenas nos grandes centros urbanos, mas precisa estar presente também nas cidades pequenas. O objetivo da Carreta da Inovação é exatamente esse, difundir a cultura de inovação e levar oportunidades e desenvolvimento para os municípios”, disse.
Em ambas as carretas a programação vai contar com demonstrações de impressora 3D e experiências imersivas com óculos de realidade virtual, além de palestras, cursos e workshops em temas relacionados à pesquisa, inovação, tecnologia e empreendedorismo.
Assaí e Ponta Grossa estão entre as 21 comunidades mais inteligentes do mundo
Mulheres na era da tecnologia: programa de formação em TI do Estado tem maioria feminina
SOBRE O PROJETO – Em operação desde janeiro, a Carreta da Inovação iniciou suas atividades durante o Verão Maior Paraná, passando pelos municípios de Morretes, Antonina e Paranaguá, no Litoral. Em dois meses, o projeto realizou mais de 3 mil atendimentos, em que moradores e turistas puderam aproveitar as atividades oferecidas.
Com duas unidades itinerantes, a Carreta da Inovação vai rodar o Estado durante 2025, oferecendo oficinas, workshops e treinamentos em áreas como robótica, inteligência artificial e transformação digital para a população. Os caminhões são adaptados com salas de aula, mobiliário, televisores, computadores, serviço de internet por satélite com conexão Starlink, e outros equipamentos para uso durante as atividades.
Até o momento, o projeto já passou por oito municípios. Todas as informações sobre locais de atendimento, data e programação das Carretas da Inovação podem ser acompanhadas pelo site e Instagram da SEI.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais