Saúde

PMU treina agentes de saúde para acompanhamento a pessoas com diabetes

Agentes comunitários de saúde (ACS) de Umuarama passaram por uma capacitação sobre rastreamento e acompanhamento de pacientes diabéticos, bem como o uso correto da medicação usada para o controle da glicemia. O treinamento foi aplicado pelo chefe de Divisão de Assistência Farmacêutica do município, Carlos Gabriel Zanata Cardozo, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

Com o tema “O Agente de Saúde e o Diabetes”, a palestra abordou o trabalho essencial do ACS no acompanhamento das pessoas acometidas pela doença. “Discutimos quais são as funções do agente junto ao paciente, desde identificar e cadastrar as pessoas em sua área de atuação, a importância de realizar visitas mensais, orientá-los sobre como armazenar insulina e medicamentos, estimular o autoexame dos pés e também buscar pacientes que não comparecem às consultas”, explicou.

A palestra detalhou os diferentes tipos do diabetes (tipo 1, tipo 2 e gestacional, fatores de risco, exames indicados para saber se a pessoa tem a doença, sintomas de hiperglicemia e hipoglicemia, importância da atividade física para estes pacientes e como eles devem descartar os materiais utilizados.

“Também falamos sobre como prevenir as complicações da diabetes e orientamos os agentes a instruírem aos pacientes com qual frequência devem comparecer às consultas médicas e à unidade de saúde”, acrescentou Carlos Gabriel.

O Brasil é o sexto país no mundo em quantidade de pessoas com diabetes – aproximadamente 22 milhões de brasileiros convivem com a doença. Em Umuarama o número de pacientes cadastrados como insulino-dependentes na Central Farmacêutica da Secretaria de Saúde é em torno de 5 mil pessoas.

O diabetes mellitus é doença crônica não transmissível, surgindo da falta de insulina e/ou da incapacidade do hormônio (produzido no pâncreas) atuar corretamente – ele é responsável por manter o controle no sangue do açúcar ingerido através dos alimentos. O ACS é um profissional importante no acompanhamento de pessoas com diabetes, pois ajuda a promover a saúde e a prevenir o agravo desta e de outras doenças.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia Independente de Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

17 minutos ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

41 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

1 hora ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

2 horas ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais