Foto: Assessoria PMU
Agentes comunitários de saúde (ACS) de Umuarama passaram por uma capacitação sobre rastreamento e acompanhamento de pacientes diabéticos, bem como o uso correto da medicação usada para o controle da glicemia. O treinamento foi aplicado pelo chefe de Divisão de Assistência Farmacêutica do município, Carlos Gabriel Zanata Cardozo, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
Com o tema “O Agente de Saúde e o Diabetes”, a palestra abordou o trabalho essencial do ACS no acompanhamento das pessoas acometidas pela doença. “Discutimos quais são as funções do agente junto ao paciente, desde identificar e cadastrar as pessoas em sua área de atuação, a importância de realizar visitas mensais, orientá-los sobre como armazenar insulina e medicamentos, estimular o autoexame dos pés e também buscar pacientes que não comparecem às consultas”, explicou.
A palestra detalhou os diferentes tipos do diabetes (tipo 1, tipo 2 e gestacional, fatores de risco, exames indicados para saber se a pessoa tem a doença, sintomas de hiperglicemia e hipoglicemia, importância da atividade física para estes pacientes e como eles devem descartar os materiais utilizados.
“Também falamos sobre como prevenir as complicações da diabetes e orientamos os agentes a instruírem aos pacientes com qual frequência devem comparecer às consultas médicas e à unidade de saúde”, acrescentou Carlos Gabriel.
O Brasil é o sexto país no mundo em quantidade de pessoas com diabetes – aproximadamente 22 milhões de brasileiros convivem com a doença. Em Umuarama o número de pacientes cadastrados como insulino-dependentes na Central Farmacêutica da Secretaria de Saúde é em torno de 5 mil pessoas.
O diabetes mellitus é doença crônica não transmissível, surgindo da falta de insulina e/ou da incapacidade do hormônio (produzido no pâncreas) atuar corretamente – ele é responsável por manter o controle no sangue do açúcar ingerido através dos alimentos. O ACS é um profissional importante no acompanhamento de pessoas com diabetes, pois ajuda a promover a saúde e a prevenir o agravo desta e de outras doenças.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais