Paraná

Criança de São Jorge do Patrocínio com leucemia aguarda doador de medula óssea

A pequena Isabela Diniz Maestro, de 4 anos, enfrenta uma batalha pela vida. Diagnosticada com leucemia linfoblástica aguda tipo B em agosto de 2024, a criança de São Jorge do Patrocínio aguarda por um doador de medula óssea compatível para realizar o transplante que pode salvar sua vida.

Filha dos servidores públicos Andréia Diniz de Souza da Silva e Gladson Geraldo Maestro da Silva, Isabela está internada no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, onde realiza o tratamento contra a doença. O diagnóstico veio após a menina apresentar sonolência e febre ao retornar para a escola, após as férias.

“A escola achou estranho e entrou em contato conosco. Fomos buscá-la e, naquela noite, ela estava bem. No dia seguinte, voltou para a escola, mas no segundo dia já começou a apresentar febre, cansaço e sonolência”, lembra Gladson, pai da criança.

Após uma consulta com o pediatra, Isabela foi encaminhada para o Hospital Norospar, em Umuarama, onde permaneceu internada por alguns dias. Com o agravamento dos sintomas, a família foi transferida para Curitiba para a realização de novos exames.

“Chegamos na segunda-feira em Curitiba para realizar alguns exames. Na terça pela manhã, ela fez o exame e, à tarde, já veio o diagnóstico de leucemia. Foi tudo muito rápido”, conta o pai.

Tratamento e esperança

Isabela iniciou o tratamento com quimioterapia, seguindo um protocolo dividido em fases. A expectativa era que a doença estivesse zerada ao fim de uma dessas etapas, mas isso não aconteceu. “A quimioterapia não fez o efeito que era desejado. Então, ela precisa do transplante para poder ter uma chance de cura da doença”, explica Gladson.

O procedimento precisa ser realizado nos próximos dois meses. A primeira busca por um doador está sendo feita no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Caso não haja compatibilidade, a pesquisa será ampliada para bancos internacionais.

Se nenhum doador 100% compatível for encontrado, a opção será o transplante com doador aparentado, geralmente um dos pais, que tem 50% de compatibilidade. “Nós somos católicos e temos muita fé. A oração tem nos fortalecido muito, senão já teríamos entregue os pontos”, desabafa Gladson.

Solidariedade e fé

Enquanto aguarda pelo doador compatível, Isabela continua lutando com o apoio da família e das orações. Segundo Gladson, que se divide entre as atividades do trabalho e os cuidados com os outros dois filhos, de 10 e 13 anos, Isabela precisa passar pelo procedimento de transplante em no máximo dois meses — seja com alguém 100% compatível ou, se não encontrar, com algum doador parental, ou seja, da família, que neste caso tem 50% de compatibilidade.

“Sempre que é possível, no fim de semana, eu vou para lá. A vida tem sido mais ou menos dessa forma. Existe uma possibilidade de eu voltar daqui a 15 dias, mas, quando estou aqui, o contato é direto. As videochamadas ajudam bastante”, diz Gladson.

Como se tornar doador e ajudar a criança de São Jorge

Para se cadastrar como doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos e estar em bom estado de saúde. Os interessados podem fazer o cadastro em qualquer unidade do Hemonúcleo do Paraná, incluindo o de Umuarama, localizado na Avenida Manaus, 4444, no Centro Cívico.

No local, é feita a coleta de uma amostra de sangue para análise de compatibilidade. Caso haja compatibilidade com algum paciente, o doador é chamado para realizar a coleta da medula.

O horário de atendimento para doações em Umuarama é das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. Pessoas de outras cidades também podem se cadastrar e ajudar a salvar vidas.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

8 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

9 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

10 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

11 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

13 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

14 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais