Gildete do Santos aguarda na fila do transplante | Foto: Assessoria

Saúde

Moradora de Tapira que precisa de transplante de fígado fala sobre esperança

Gildete do Santos aguarda na fila do transplante | Foto: Assessoria
Moradora de Tapira que precisa de transplante de fígado fala sobre esperança
Redação
OBemdito
17 de setembro de 2021 18h10

A trabalhadora rural Gildete do Santos, de 49 anos, é a mais pura expressão da alegria de viver. O sorriso fácil, o olhar confiante e as palavras de sabedoria demonstram sua paciência e fé em vencer a doença que a incapacitou: uma grave cirrose hepática, que só pode ser curada com um transplante de fígado.

Ninguém na família é compatível ou tem condições de fazer a doação em vida. Assim, ela aguarda por um doador na fila de transplantes.

Nesta sexta-feira (17), Gildete recebeu alta da enfermaria SUS do Hospital Cemil, após passar por mais uma sessão de drenagem de líquido acumulado no fígado – um procedimento doloroso e desgastante, que é rotina para doentes de cirrose hepática.

Durante a alta, a paciente gravou um vídeo emocionante para Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos do Hospital Cemil, que neste mês participa da Campanha Setembro Verde, de incentivo à doação de órgãos e tecidos.

A trabalhadora rural tem 49 anos, não é casada, não tem filhos e ficou doente há cerca de dois anos. É conhecida em Tapira, onde mora, por ser uma pessoa extremamente caridosa e verdadeira.

“A Gildete é capaz de tirar de si para dar aos outros. Sempre ajudou todo mundo. Talvez por isso ela enfrente a situação com esse sorriso no rosto”, comentou uma amiga que a acompanhava no hospital.

No vídeo, Gildete explica como fazer para ser um doador de órgãos. “Você que é doador comunique sua família a vontade que você tem. Se aparecer um compatível comigo, estou aí, na batalha. (…) A vida é curta e bela e tem que aproveitar da melhor maneira possível”, disse a paciente que emocionou os profissionais de saúde da enfermaria SUS do Hospital Cemil, onde todo mês vem se tratar e é considerada como uma amiga.

(Reportagem: Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.