Foto: Danilo Martins/OBemdito
O Hemonúcleo de Umuarama manterá o atendimento normal na segunda-feira (3) e na quarta-feira de Cinzas (5) para reforçar a doação de sangue na região. Apenas na terça-feira (4), o órgão estará fechado. A medida visa evitar a queda nos estoques, que costuma ocorrer durante o Carnaval.
Segundo o chefe do Hemonúcleo, Claudio Francisconi, o feriado prolongado reduz o número de doadores, enquanto a demanda por sangue pode aumentar devido a acidentes. “Na quinta-feira não atingimos o número de doadores necessários, mas na quarta a quantidade foi satisfatória. A preocupação é que, em feriados, a necessidade de sangue cresce”, explicou.
Atualmente, os estoques estão dentro dos níveis técnicos, mas Francisconi reforça a importância da participação da população. “Os tipos O negativo, A negativo e O positivo são os que mais precisamos no momento”, destacou.
O Hemonúcleo atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. Em breve, o órgão abrirá um sábado por mês para facilitar a doação de sangue de quem não pode comparecer durante a semana.
As doações podem ser agendadas pelo site do Hemepar, garantindo atendimento em horário pré-definido. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (44) 3621-8307.
Homens podem doar a cada dois meses, com limite de quatro doações por ano. Mulheres podem doar a cada três meses, totalizando três doações anuais. Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos, com peso mínimo de 51 quilos. Menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal.
Para doar, é necessário estar descansado, bem alimentado e apresentar documento oficial com foto, como RG, CNH ou passaporte.
A doação de sangue é um gesto solidário que pode salvar vidas em Umuarama e nas outras 21 cidades atendidas pelo Hemonúcleo.
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
Este site utiliza cookies
Saiba mais