Umuarama

Hemonúcleo mantém atendimento normal na segunda de Carnaval e na quarta-feira de Cinzas

O Hemonúcleo de Umuarama manterá o atendimento normal na segunda-feira (3) e na quarta-feira de Cinzas (5) para reforçar a doação de sangue na região. Apenas na terça-feira (4), o órgão estará fechado. A medida visa evitar a queda nos estoques, que costuma ocorrer durante o Carnaval.

Segundo o chefe do Hemonúcleo, Claudio Francisconi, o feriado prolongado reduz o número de doadores, enquanto a demanda por sangue pode aumentar devido a acidentes. “Na quinta-feira não atingimos o número de doadores necessários, mas na quarta a quantidade foi satisfatória. A preocupação é que, em feriados, a necessidade de sangue cresce”, explicou.

Atualmente, os estoques estão dentro dos níveis técnicos, mas Francisconi reforça a importância da participação da população. “Os tipos O negativo, A negativo e O positivo são os que mais precisamos no momento”, destacou.

Horário de atendimento e agendamento

O Hemonúcleo atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. Em breve, o órgão abrirá um sábado por mês para facilitar a doação de sangue de quem não pode comparecer durante a semana.

As doações podem ser agendadas pelo site do Hemepar, garantindo atendimento em horário pré-definido. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (44) 3621-8307.

Quem pode doar sangue?

Homens podem doar a cada dois meses, com limite de quatro doações por ano. Mulheres podem doar a cada três meses, totalizando três doações anuais. Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos, com peso mínimo de 51 quilos. Menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal.

Para doar, é necessário estar descansado, bem alimentado e apresentar documento oficial com foto, como RG, CNH ou passaporte.

A doação de sangue é um gesto solidário que pode salvar vidas em Umuarama e nas outras 21 cidades atendidas pelo Hemonúcleo.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR),…

31 segundos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

32 minutos ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

56 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

1 hora ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais