Fotos: Arquivo OBemdito
A Uopeccan de Umuarama é um dos hospitais de referência em atendimentos na área de ortopedia para toda a região e até mesmo para pacientes de outros estados. O Complexo Hospitalar Uopeccan nasceu com a missão de tratar casos oncológicos. Com o passar do tempo, a instituição ampliou suas atividades e inaugurou uma unidade em Umuarama.
Ela atua como um hospital geral, oferecendo diversas especialidades médicas, em destaque, a ortopedia, que se consolidou como uma referência no Paraná e até mesmo em nível nacional.
Profissionais altamente qualificados e especializados formam a equipe de ortopedia da Uopeccan. São especialistas em subáreas como ortopedia e traumatologia geral, cirurgia do joelho, quadril, ombro, cotovelo, mão (microcirurgia), ortopedia pediátrica e alongamento ósseo.
Segundo o ortopedista, Dr. Diego Dorneles, o foco é atender com qualidade e resolutividade. “Nosso serviço se destaca por sua excepcional capacidade de resolução, especialmente, em casos que desafiam até mesmo os maiores centros de tratamento. Nossa abordagem dedicada e abrangente assegura que cada paciente receba o cuidado personalizado e eficaz que merece. Somos uma referência devido à resolubilidade, ao volume de atendimentos e ao baixo índice de complicações”, explica.
O serviço de ortopedia atende à 12ª Regional de Saúde de Umuarama e mais três regionais – Paranavaí, Cianorte e Campo Mourão. Além disso, há pacientes de outros estados brasileiros, que chegam até o hospital através do credenciamento na CNRAC (Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade).
“Recebemos pacientes de diversas regiões, incluindo Rondônia, Roraima, Acre e Espírito Santo, que são encaminhados para nós quando outros centros não conseguem oferecer o atendimento necessário. Nosso compromisso é oferecer cirurgias de alta, média e baixa complexidade, acompanhamento contínuo e garantir o bem-estar dos pacientes, alguns deles, por serem de outros estados da federação, têm suporte em nossas Casas de Apoio credenciadas pela Uopeccan”, detalha Dr. Diego.
Um caso marcante foi o de um paciente de 53 anos, do Espírito Santo, que enfrentava dores crônicas e limitações severas devido à destruição das articulações do quadril e dos joelhos após um tratamento de leucemia aos 40 anos. Ele realizou a artroplastia total do quadril direito, pouco antes da pandemia, mas aguardou cinco anos para as demais cirurgias.
Com o suporte da CNRAC, ele conseguiu realizar uma única internação na Uopeccan de Umuarama, durante a qual realizou três cirurgias – no quadril esquerdo, no joelho direito e no joelho esquerdo. Durante os 47 dias de recuperação na cidade, ele recebeu suporte completo, incluindo acolhimento em uma Casa de Apoio credenciada pela Uopeccan.
“Quando chegou, o paciente usava cadeira de rodas e enfrentava dores crônicas de difícil controle, que exigiam o uso de medicamentos fortes, como morfina. Após o tratamento, ele recuperou sua mobilidade e qualidade de vida. Hoje, ele trabalha como motorista de aplicativo e realiza acompanhamento pós-operatório online com a equipe da Uopeccan, que segue monitorando sua evolução”, lembra o Dr. Nelson Narata Filho, também ortopedista da Uopeccan de Umuarama.
Destacamos também a realização de cirurgias minimamente invasivas por vídeo, que proporcionam vantagens significativas, como menor dor pós-operatória, recuperação mais rápida e cicatrizes reduzidas. Essas técnicas avançadas são indicadas para uma variedade de condições. Entre elas as lesões nos tendões, fraturas e outras patologias que afetam a mobilidade e qualidade de vida dos pacientes.
Além disso, a Uopeccan se destaca pela realização de artroplastia reversa de ombro, um procedimento inovador e altamente eficaz para pacientes com artrose avançada ou lesões irreparáveis dos tendões do manguito rotador. A única solução para essa condição é esse tipo de cirurgia. O SUS não oferece esse tipo de procedimento. Por isso, deve ser acessado por meio de judicialização ou atendimento particular.
A Uopeccan já atendeu dez pacientes que conseguiram, por meio da justiça, o direito à realização dessa cirurgia. Tal fato demonstra a importância e a eficácia desse tratamento para a recuperação da funcionalidade do ombro e a redução das dores. Desta forma, permite que os pacientes retomem suas atividades cotidianas com maior conforto e qualidade de vida. Este é um procedimento que tem se consolidado como referência, sendo o serviço que mais realiza a artroplastia reversa na região.
A Uopeccan de Umuarama atende pacientes pelo SUS, com encaminhamentos realizados pela UBS (Unidade Básica de Saúde). Para atendimentos particulares ou por convênios, é possível entrar em contato pelo telefone (44) 2131-0700 e falar com o setor de Convênios.
Com uma combinação de experiência, estrutura de qualidade e compromisso com a saúde, a Uopeccan de Umuarama reafirma sua posição como referência em ortopedia no Brasil.
(Informações: Assessoria Uopeccan)
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais