Foto: Danilo Martins/OBemdito
Os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (26), mostram que Umuarama contratou mais do que demitiu no mês de janeiro. Esse número positivo de empregos é uma resposta a dezembro, quando o município fechou 335 postos de trabalho.
No primeiro mês do ano, as empresas de Umuarama contrataram 1.616 trabalhadores, enquanto dispensaram 1.554 funcionários. Assim, o saldo é de 62 novos empregos criados. Além disso, o índice é 44% maior do que o de janeiro de 2024, quando o município fechou o mês com um saldo positivo de 43 vagas abertas.
Segundo o Caged, Umuarama tem atualmente um estoque de 34.627 empregados com carteira assinada.
Entre os cinco grupos em que o Ministério do Trabalho e Emprego divide as vagas no mercado, apenas dois apresentaram variação positiva: Indústria e Construção.
Dessa forma, o destaque fica para a Indústria, que teve um saldo de 127 postos de trabalho criados. Dentro desse grupo, a fabricação de móveis e a produção de alimentos se destacaram, puxando a fila.
Por outro lado, a Construção Civil gerou 6 novos empregos.
Entretanto, o resultado de Umuarama só não foi melhor porque o Comércio fechou 48 vagas de emprego. Isso representa um movimento normal no começo do ano, quando os trabalhadores temporários contratados para o Natal e o Ano-Novo são frequentemente dispensados.
Além disso, os setores de Serviços, com 19 vagas fechadas, e Agropecuária, com saldo negativo de quatro empregos, completam a lista.
Em um panorama mais amplo, o Paraná abriu 15.918 novos postos de trabalho em janeiro, um número muito superior ao registrado em dezembro, quando o estado teve um saldo negativo de 40.090 empregos extintos.
Os setores de Serviços, Indústria e Construção foram, portanto, os responsáveis pela variação positiva.
Por fim, segundo o Caged, a média do salário inicial para os trabalhadores contratados no estado foi de R$ 2.194,32, apresentando uma variação de 4,05% em relação a dezembro.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais