Umuarama

Prefeitura de Umuarama concederá reajuste de 4,85% aos servidores municipais

A Prefeitura de Umuarama concederá um reajuste de 4,85% aos servidores públicos municipais em 2025. O anúncio foi feito pela presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Umuarama (Sispumu), Lígia Strugala Bezera, nesta quarta-feira (26), em vídeo divulgado nas redes sociais.

O aumento inclui 4,83% referentes à inflação e 0,02% de ganho real, após negociações entre o sindicato e o prefeito Fernando Scanavaca. A decisão foi tomada em reunião na sede da administração municipal.

Durante o encontro, ficou definida a proposta de alteração da data-base dos servidores. O pagamento passará de janeiro para março, caso aprovado pela Câmara de Vereadores. A mudança visa facilitar as negociações salariais, considerando o fechamento das contas municipais e o recesso administrativo entre dezembro e janeiro.

Se aprovada, a nova data-base somará 14 meses em 2026 para ajuste salarial. A presidente do Sispumu destacou que a medida trará mais transparência nas tratativas entre a categoria e o Executivo.

Pagamento até o 1º dia útil

Outra proposta discutida foi a antecipação do prazo para depósito dos salários. A prefeitura se comprometeu a realizar o pagamento até o 1º dia útil de cada mês subsequente, embora a legislação permita até o 5º dia útil. A expectativa é que a medida beneficie o planejamento financeiro dos servidores públicos.

Outras pautas em discussão

Durante a reunião, que também contou com a presença do chefe de Gabinete, Antônio Fávaro, o secretário de Administração Cleber Bonfim e a procuradora Jurídica do Município Rosane Meyer, o município também teria se comprometido a discutir outras demandas da categoria, como abono salarial, auxílio-alimentação e o pagamento do piso salarial do magistério para os professores da rede municipal.

OBemdito não conseguiu contato com a presidente do Sispumu nem com o Sindicato dos Servidores para ampliar as informações que constam no vídeo postado nas redes sociais da entidade. Nas próximas semanas, segundo a publicação, uma nova reunião deverá ser marcada para debater o restante das pautas da categoria.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

2 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

23 minutos ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

52 minutos ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

1 hora ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais