Umuarama

Umuarama: Boletos do IPTU estão sendo entregues nas residências dos contribuintes

Os boletos do IPTU 2025 está sendo entregues nas residências dos proprietários de imóveis em Umuarama. A Secretaria Municipal de Fazenda entregou os documentos para envio pelos Correios e a previsão é que todos sejam entregues até 7 de março aos contribuintes. Quem não receber ou quiser se antecipar pode procurar atendimento na Prefeitura ou imprimir o boleto no site do município.

A segunda via dos boletos do IPTU pode ser emitida diretamente pelo contribuinte no site www.umuarama.pr.gov.br (botão 2ª Via IPTU). Selecione a opção ‘Débitos’ e depois ‘Emissão de 2ª Via de Carnê’. Em seguida digite o número do CPF do proprietário do imóvel e aperte em ‘Consultar’. Por fim, selecione o imóvel desejado, escolha a forma de pagamento (cota única ou parcelado) e finalize a impressão.

O tributo também que está disponível em DDA (Débito Direto Autorizado), para pagamento direto na conta bancária do contribuinte. Este é um serviço bancário que lista os boletos emitidos para o CPF do cliente e emite alertas por meio de mensagens no aplicativo do respectivo banco.

A secretária da Fazenda, Andreia de Paula Guimarães, lembra que o contribuinte tem duas opções para o pagamento do imposto. “Em cota única (a vista) o contribuinte terá desconto de 6%, até o dia 17 de março. Após essa data, perderá o desconto. A outra opção é o parcelamento em 10 vezes, também sem desconto”, explicou.

Para o parcelamento a guia a ser impressa trará boletos do IPTU com as 10 parcelas já preenchidas com valor e datas de pagamento – a primeira também vence em 17 de março. Se parcelar, será da responsabilidade do contribuinte a emissão dos boletos das parcelas sequentes, que poderão ser solicitadas na Prefeitura ou emitidos pelo site do município.

Isenção do pagamento

Os contribuintes que têm direito a isenção do IPTU (veja AQUI) deverão fazer o requerimento até 17 de março no Setor de Protocolo da Prefeitura, valendo apenas para tributos incidentes no exercício de 2025. Cada pedido será analisado e poderá ser concedido ou não. Eventuais pedidos de revisão ou impugnação devem ser formalizados no Setor de Protocolo também até 17/03.

(Informações: Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

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