Umuarama

Agentes capturam 55 escorpiões amarelos na região do Jardim Alvorada, em Umuarama

Um total de 55 escorpiões amarelos foi capturado durante busca ativa de animais peçonhentos na região do bairro Jardim Alvorada, em Umuarama. O trabalho foi realizado por agentes de combate a endemias da Vigilância em Saúde Ambiental na última segunda-feira (17). Os escorpiões amarelos capturados são da espécie Tityus serrulatus, considerada uma das mais perigosas existentes no país.

O trabalho envolveu três agentes de endemias, que utilizaram os equipamentos de proteção individual (EPIs) e protocolos necessários para sua segurança na atividade. “Estamos atentos à incidência de escorpiões em todas as regiões da cidade, com ações mais intensas nos bairros onde eles costumam aparecer com mais frequência”, disse a coordenadora da Vigilância Ambiental, Taila Biaca Crivelaro.

Uma das regiões com índice elevado de achados é o Parque Laranjeiras, o mutirão do Jardim Alvorada e os fundos de empresas próximas, estabelecidas às margens da rodovia PR-323. Em um dos terrenos foi identificada uma grande infestação de escorpiões amarelos. “Além de dezenas de animais adultos, encontramos um deles repleto de filhotes. Os moradores dessa região devem redobrar os cuidados”, orientou a coordenadora.

O local, que conta com algumas lagoas de tratamento de resíduos e saídas de esgoto, é um dos pontos monitorados pela equipe de agentes, devido aos achados constantes de escorpiões. “É importante que os moradores adéquem os seus imóveis para eles não voltem, após o trabalho de coleta. Os cuidados principais devem ser tomados pelos moradores”, acrescenta Taila Biaca.

Fêmea carrega dezenas de filhotes nas ‘costas’

O que fazer ao encontrar escorpiões amarelos

A orientação para as famílias é colocar tela nos ralos de passagem e esgoto, dedetizar as casas contra baratas e outros insetos, que são alimento e atraem os animais, e manter a limpeza de pias, banheiros, ralos em geral, caixas de gordura e de passagem de água. Na maioria dos casos, os escorpiões entram nas casas por alguma entrada de esgoto.

Após a captura, os animais são exterminados com água fervente, um método rápido e eficaz que permite o abate instantâneo, minimizando sofrimento. Alguns espécimes são armazenados em potes com álcool para demonstrações em atividades educativas.

Se algum morador se deparar com um escorpião deve manter distância e pedir auxílio pela Ouvidoria Municipal (telefone 156) ou diretamente à Vigilância Ambiental, pelo fone (44) 3639-1930.

(Informações: Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Sorteio do Nota Paraná de dezembro oferece prêmio de R$ 1 milhão na próxima segunda

Com 32,3 milhões de bilhetes gerados, mais de 3,3 milhões de consumidores concorrem ao último…

5 horas ago

Saúde faz mutirões e tenta acelerar atendimento em nefrologia em Umuarama

Secretaria orienta pacientes a manter cadastro atualizado e avisar UBS em caso de falta

5 horas ago

Inscrições para Castrapet em Umuarama são prorrogadas até 11 de dezembro

Programa oferece 378 vagas para castração gratuita de cães e gatos

6 horas ago

Apreensão de 710 kg de maconha mobiliza BPFron, Receita Federal e 25º BPM

Motorista fugiu após colidir caminhonete suspeita; carga é avaliada em R$ 1,6 milhão

6 horas ago

Nattan e Menos é Mais acenam para novos públicos nos shows da Expo Umuarama 2026

Escolha reforça a estratégia de diversificar os estilos musicais da Feira

7 horas ago

Sicredi abre feirão com facilidades para compra de veículos em Umuarama

Evento segue até domingo (7) com condições exclusivas, taxas atrativas e ampla oferta de veículos…

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais