Foto: Danilo Martins/OBemdito
O calor em Umuarama nesta segunda (17) foi recorde. Segundo o Simepar, o município chegou aos 36,6ºC, a maior temperatura do ano até agora. A sensação térmica também chamou atenção, ficando entre as mais altas do Paraná. Segundo o Simepar, durante a tarde, ela chegou a 47,6ºC.
A temperatura desta tarde é a mais alta registrada na Capital da Amizade desde 12 de novembro de 2023, quando os termômetros marcaram 38,6ºC.
Apesar de os radares do Simepar não registrarem nenhum volume de chuva, por volta das 16h30 uma leve pancada atingiu a região central da cidade. No entanto, devido ao intenso calor em Umuarama, a água evaporou-se rapidamente.
As cidades paranaenses com sensações térmicas mais altas nesta segunda-feira foram: Guaraqueçaba (59,9°C), Antonina (55°C), Paranaguá (52,4°C), Cruzeiro do Iguaçu (49,5°C), Cerro Azul (48,1°C), São Miguel do Iguaçu (47,7°C), Umuarama (47,6ºC) e Guaratuba (46,8°C).
A previsão para esta terça-feira (18) indica que o calor em Umuarama deve diminuir, mas o tempo continuará abafado. Segundo o Simepar, a máxima prevista para amanhã é de 28ºC, enquanto a mínima deve ser de 22ºC.
O céu permanecerá encoberto por nuvens e pancadas de chuva podem ocorrer principalmente pela manhã. A previsão indica um acumula de precipitação de 4,5 mm na terça.
Umuarama segue sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O trecho que atravessa o estado, de leste a oeste, pode registrar tempestades. O aviso segue até as 10h desta terça-feira (18).
Durante esse período, há risco de ventos intensos e queda de granizo. No entanto, quedas de árvores ou interrupções no fornecimento de energia elétrica não são altamente prováveis, segundo o Inmet.
O Paraná está passando pela terceira onda de calor do ano, que começou justamente nesta segunda-feira (17). Além do Paraná, outros quatro estados estão sendo atingidos pelas altas temperaturas: São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Goiás e Bahia também podem ser afetados, de acordo com o Inmet.
Para dias de calor intenso e sensações térmicas próximas de 50ºC, especialistas recomendam muita hidratação e pouca exposição ao sol.
Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia
Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família
Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…
O caso ocorreu nesta segunda-feira (1º/12)
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
Este site utiliza cookies
Saiba mais