Umuarama

Moradora do Parque Jabuticabeiras comemora 104 anos com lucidez e saúde

No próximo dia 1º de março, dona Santina Pereira de Morais, moradora do Parque Jabuticabeiras, em Umuarama, completará 104 anos. Nascida em 1921, em Palmital (SP), ela celebrará a data ao lado da família, com saúde e lucidez. Residente em Umuarama desde 2010, Santina vive com a filha, Filomena Alves Ferreira, de 73 anos.

“Ela não está mais ativa por causa da idade. Não consegue fazer mais nada, sente fraqueza, mas é saudável, caminha normalmente com o andador. Está fragilizada por causa da idade, mas está muito lúcida. Não tem nenhuma enfermidade ou dor. Todavia, tem um pouco de dificuldade para ouvir e toma remédios continuamente para a pressão”, conta Filomena.

História e rotina

Viúva desde 1962, a idosa de Umuarama que vai comemorar 104 anos, teve 11 filhos, dos quais sete estão vivos. Seu marido, Brasiliano Alves Pereira, faleceu aos 48 anos, vítima da doença de Chagas. A rotina da centenária é tranquila. Nesse sentido, ela acorda por volta das 8h30, toma café e caminha pela casa. Ademais, durante o dia, se envolve em pequenas atividades.

Filomena lembra que, quando mais jovem, sua mãe trabalhava na roça. “Ela tinha um sítio, cuidava de uma plantação de hortelã, criava galinhas e algumas cabeças de gado. Depois que se aposentou, deixou a roça”, recorda.

Muito religiosa, Santina frequenta missas aos domingos na capela do bairro, ligada à Matriz São Francisco de Assis. “Levo-a de cadeira de rodas, e ela gosta muito. Se o tempo está ruim, evitamos sair, mas, sempre que possível, vamos”, afirma a filha.

Além de Filomena, outra filha de Santina, de 79 anos, também mora na casa. A idosa sofreu um AVC e recebe cuidados especiais. A matriarca da família também tem 16 netos e 12 bisnetos. Eles irão se reunir no próximo dia 1º para comemorar o aniversário da matriarca.

Além de Filomena, outra filha de Santina, de 79 anos, também mora na casa. Foto: Colaboração/Arquivo Familiar

Idosa é motivo de orgulho

“É motivo de muito de orgulho e felicidade para nós termos ela viva com essa idade. Ela não é uma pessoa exigente e chata. É bem compreensiva, não nos dá trabalho. Vamos convidar a família e fazer um bolo, algo simples, para comemorarmos e não deixar a data passar em branco”, conclui Filomena.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Conselho do Idoso reúne participantes em Umuarama para discutir saúde e prevenção

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Umuarama realizou, na sexta-feira (2), uma…

1 minuto ago

De R$ 0 a R$ 3,13 milhões: Saiba quanto cada candidato de Umuarama e região recebeu do Fundo Eleitoral

O financiamento de campanhas via fundo eleitoral registra uma discrepância gritante entre as candidaturas da…

31 minutos ago

Umuarama prepara brinquedos, bondinho e atrações gratuitas para o Dia da Criança

O Dia da Criança será marcado por uma programação especial em Umuarama neste ano. A…

1 hora ago

Educação capacita 73 candidatos para seleção de diretores da Rede Municipal de Umuarama

A Secretaria Municipal de Educação de Umuarama realizou a primeira etapa da formação dos candidatos…

2 horas ago

Bolsonaro pede ao STF liberação de visitas de Flávio durante prisão domiciliar

O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta segunda-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação…

2 horas ago

Mulher mais votada em 2022 no Paraná, Márcia Huçulak fica fora da Assembleia

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) não conseguiu renovar o mandato na Assembleia Legislativa do…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais