Umuarama

Projeto Social da AFSU incentiva educação de crianças por meio do esporte

O Projeto Social da AFSU “Transformando Vidas através do Esporte” está com inscrições abertas para novas turmas em Umuarama. Voltado para crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos, o programa atende prioritariamente estudantes da rede pública e oferece aulas gratuitas de futsal duas vezes por semana, em horário oposto ao escolar.

A iniciativa é mantida pela Associação de Futsal de Umuarama (AFSU) e conta com 12 núcleos espalhados pelos bairros da cidade e nos distritos de Serra dos Dourados, Santa Eliza e Lovat.

Segundo Mariana Sobral, coordenadora do projeto, cerca de 500 a 600 crianças são atendidas atualmente. “As vagas são prioritárias para alunos da rede pública, mas, quando sobra, também atendemos crianças da rede privada. A procura é grande, e quem não consegue uma vaga entra na lista de espera”, explica.

Inscrição e benefícios

Para participar do Projeto Social da AFSU, os pais ou responsáveis devem retirar e preencher a ficha de inscrição com os monitores do projeto. Os alunos selecionados recebem um kit com camiseta, calção, meião, tênis e mochila. No meio do ano, também ganham um agasalho.

Ao final de cada temporada, os participantes concorrem à premiação “Bom de Bola e Bom de Nota”, que reconhece um aluno destaque de cada núcleo com base em seu desempenho esportivo e acadêmico. “Nosso objetivo é incentivar essas crianças a terem uma vida saudável, tirá-las das ruas, incentivando-as nos estudos através do esporte”, destaca.

Oportunidade de crescimento

Além da formação cidadã, o Projeto Social da AFSU também funciona como uma peneira para as categorias de base do Umuarama Futsal. Anualmente, alguns alunos são selecionados para integrar os times de base e treinar para a equipe profissional.

Outros, ao longo do tempo, passam a atuar como monitores do próprio Projeto Social da AFSU. “Sete alunos já subiram para a categoria de base. Quando percebemos um talento, entramos em contato com os treinadores da equipe principal para monitoramento”, explica a coordenadora.

Como participar do Projeto Social da AFSU

Os interessados devem procurar um dos núcleos do projeto para se inscrever. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3056-6166. Abaixo, confira os dias, locais e horários em que as aulas acontecem:

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais