Umuarama

Projeto Social da AFSU incentiva educação de crianças por meio do esporte

O Projeto Social da AFSU “Transformando Vidas através do Esporte” está com inscrições abertas para novas turmas em Umuarama. Voltado para crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos, o programa atende prioritariamente estudantes da rede pública e oferece aulas gratuitas de futsal duas vezes por semana, em horário oposto ao escolar.

A iniciativa é mantida pela Associação de Futsal de Umuarama (AFSU) e conta com 12 núcleos espalhados pelos bairros da cidade e nos distritos de Serra dos Dourados, Santa Eliza e Lovat.

Segundo Mariana Sobral, coordenadora do projeto, cerca de 500 a 600 crianças são atendidas atualmente. “As vagas são prioritárias para alunos da rede pública, mas, quando sobra, também atendemos crianças da rede privada. A procura é grande, e quem não consegue uma vaga entra na lista de espera”, explica.

Inscrição e benefícios

Para participar do Projeto Social da AFSU, os pais ou responsáveis devem retirar e preencher a ficha de inscrição com os monitores do projeto. Os alunos selecionados recebem um kit com camiseta, calção, meião, tênis e mochila. No meio do ano, também ganham um agasalho.

Ao final de cada temporada, os participantes concorrem à premiação “Bom de Bola e Bom de Nota”, que reconhece um aluno destaque de cada núcleo com base em seu desempenho esportivo e acadêmico. “Nosso objetivo é incentivar essas crianças a terem uma vida saudável, tirá-las das ruas, incentivando-as nos estudos através do esporte”, destaca.

Oportunidade de crescimento

Além da formação cidadã, o Projeto Social da AFSU também funciona como uma peneira para as categorias de base do Umuarama Futsal. Anualmente, alguns alunos são selecionados para integrar os times de base e treinar para a equipe profissional.

Outros, ao longo do tempo, passam a atuar como monitores do próprio Projeto Social da AFSU. “Sete alunos já subiram para a categoria de base. Quando percebemos um talento, entramos em contato com os treinadores da equipe principal para monitoramento”, explica a coordenadora.

Como participar do Projeto Social da AFSU

Os interessados devem procurar um dos núcleos do projeto para se inscrever. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3056-6166. Abaixo, confira os dias, locais e horários em que as aulas acontecem:

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

10 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

10 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

10 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

11 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

11 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais