Foto: Ilustrativa/Lookstudio/Freepik
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e a Fundação Cesgranrio divulgaram, às 10h desta segunda-feira (4), os resultados do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O modelo inovador de seleção de servidores públicos ofereceu 6.640 vagas para 21 órgãos e entidades. Como resultado atraiu quase 1 milhão de candidatos de municípios de todo o país.
No que diz respeito às provas da Cesgranrio, bem como à participação nacional, desde sua concepção o CPNU teve como objetivo ampliar o acesso ao serviço público e promover a diversidade na administração federal. Dessa forma, pela primeira vez, um concurso desse porte permitiu que 970.037 pessoas realizassem as provas em suas cidades ou em municípios próximos, o que garantiu maior inclusão e democratização do processo seletivo.
Quanto à aplicação das provas, a Cesgranrio aplicou as provas em 228 cidades, distribuindo-as em 3.647 locais de prova, com aproximadamente 72 mil salas utilizadas. Além disso, o certame contou com o trabalho de 210 mil profissionais, que foram responsáveis pela segurança e logística do exame.
Do mesmo modo, o CPNU também se destacou por adotar critérios afirmativos inéditos. Afinal, além das vagas reservadas para pessoas negras e com deficiência, o Governo Federal incluiu pela primeira vez cotas para candidatos indígenas. Outra iniciativa importante foi a isenção da taxa de inscrição para mais de 600 mil candidatos, o que, como resultado, promoveu maior equidade no acesso ao concurso realizado pela Cesgranrio.
Inicialmente, as provas estavam programadas para maio de 2024, mas foram adiadas para 18 de agosto de 2024 devido à tragédia climática que afetou o Rio Grande do Sul.
A ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, celebrou o resultado e parabenizou os participantes. Ela afirmou: “Estamos ansiosos para que vocês cheguem logo ao Governo Federal. Precisamos muito dessa colaboração. Parabéns a todas as pessoas aprovadas e a todas que participaram. Foi uma grande inovação que fizemos e estamos muito felizes com o resultado.”
Por fim, a ministra alertou os aprovados sobre a confirmação da participação nos cursos de formação, que deve ser feita até 5 de fevereiro, na área do candidato no site da Cesgranrio.
Os candidatos podem verificar suas classificações individuais na área do candidato no site da Cesgranrio (clicando aqui). As listas publicadas incluem:
Do mesmo modo, vale ressaltar que os resultados finais para os cargos de nível superior serão divulgados em 28 de fevereiro, após o período de confirmação nos cursos de formação.
O Diário Oficial da União deve publicar uma edição extra na tarde desta terça-feira (4), incluindo:
Para esclarecer dúvidas dos candidatos, o Ministério realizará uma live nesta terça-feira (4), às 16h, explicando os detalhes da divulgação dos resultados e os próximos passos.
Os 2.305 candidatos convocados para os cursos de formação devem acessar a área do candidato no site da Cesgranrio nos dias 4 e 5 de fevereiro e confirmar sua participação. Todavia, somente aqueles que responderem “SIM” terão suas vagas garantidas.
Quem não confirmar a participação perderá a vaga, mas seguirá concorrendo a cargos mais bem classificados em sua preferência. As novas listas de convocação serão divulgadas em 11 e 18 de fevereiro no site da Cesgranrio.
O Ministério criará um Banco de Candidatos Aprovados em Lista de Espera, aumentando as chances de nomeação futura. De acordo com as informações oficiais, serão classificados mais de 16 mil candidatos, que poderão ser chamados para vagas temporárias sem perder sua posição no banco.
Portanto, os candidatos devem acompanhar o cronograma, assim como, conferir as atualizações no site oficial do CPNU.
(Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos)
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
Este site utiliza cookies
Saiba mais