Foto: Colaboração/OBemdito
Umuarama enfrenta um grande problema com animais abandonados, mas algumas pessoas fazem a diferença. Fabiana Tossi de Souza Raquel, moradora do Jardim das Garças, é um exemplo. Cabeleireira e amante dos animais, ela já resgatou vários pets abandonados e hoje cuida de 14 deles, entre cães e gatos.
A paixão de Fabiana pelos bichos começou na pandemia de Covid-19, em 2020. Enquanto permanecia mais tempo em casa, ganhou dois gatos de uma amiga e, aos poucos, outros animais foram chegando. Atualmente, ela tem sete cachorros e sete gatos, dois deles morando em seu salão de beleza, na Avenida Presidente Castelo Branco.
“Eu já tinha duas gatas, depois uma amiga me deu mais duas. E esses dois que estão no salão ficaram porque não consegui doar. Eles se chamam Bruno e Marrone, em homenagem aos cantores sertanejos. Os demais estão em casa”, conta Fabiana.
Casada e mãe de três filhos, a moradora de Umuarama que resgata animais gasta cerca de R$ 600 por mês com ração para os pets. “Se cada comerciante resgatasse um animal, não teríamos tantos abandonados em Umuarama”, afirma.
Apesar do trabalho da Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau), a cidade enfrenta um grave problema com o abandono de cães e gatos. A ONG abriga quase mil animais e opera constantemente no limite de sua capacidade. Para manter o trabalho, conta com apoio da comunidade e promove campanhas de arrecadação e feiras de adoção mensais.
O abandono de animais configura maus-tratos e é crime conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998). A pena para quem comete esse ato pode chegar a cinco anos de prisão. Casos de abandono podem ser denunciados à Polícia Militar Ambiental pelo telefone 190 ou à Polícia Ambiental de Umuarama pelo número (44) 3624-7630.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais