Umuarama

Cabeleireira de Umuarama resgata animais; os gatinhos Bruno e Marrone moram em seu salão

Umuarama enfrenta um grande problema com animais abandonados, mas algumas pessoas fazem a diferença. Fabiana Tossi de Souza Raquel, moradora do Jardim das Garças, é um exemplo. Cabeleireira e amante dos animais, ela já resgatou vários pets abandonados e hoje cuida de 14 deles, entre cães e gatos.

A paixão de Fabiana pelos bichos começou na pandemia de Covid-19, em 2020. Enquanto permanecia mais tempo em casa, ganhou dois gatos de uma amiga e, aos poucos, outros animais foram chegando. Atualmente, ela tem sete cachorros e sete gatos, dois deles morando em seu salão de beleza, na Avenida Presidente Castelo Branco.

“Eu já tinha duas gatas, depois uma amiga me deu mais duas. E esses dois que estão no salão ficaram porque não consegui doar. Eles se chamam Bruno e Marrone, em homenagem aos cantores sertanejos. Os demais estão em casa”, conta Fabiana.

Casada e mãe de três filhos, a moradora de Umuarama que resgata animais gasta cerca de R$ 600 por mês com ração para os pets. “Se cada comerciante resgatasse um animal, não teríamos tantos abandonados em Umuarama”, afirma.

O abandono de animais em Umuarama

Apesar do trabalho da Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau), a cidade enfrenta um grave problema com o abandono de cães e gatos. A ONG abriga quase mil animais e opera constantemente no limite de sua capacidade. Para manter o trabalho, conta com apoio da comunidade e promove campanhas de arrecadação e feiras de adoção mensais.

Abandono de animais é crime

O abandono de animais configura maus-tratos e é crime conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998). A pena para quem comete esse ato pode chegar a cinco anos de prisão. Casos de abandono podem ser denunciados à Polícia Militar Ambiental pelo telefone 190 ou à Polícia Ambiental de Umuarama pelo número (44) 3624-7630.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

‘Danoninho’ conquista ouro em campeonato internacional de jiu-jítsu em Curitiba

O atleta Nycollas Matheus, de 10 anos, voltou a colocar o nome de Umuarama em…

10 minutos ago

PCPR fecha ponto de tráfico e conduz dois homens e adolescente em Cruzeiro do Oeste

A Polícia Civil do Paraná fechou um ponto de tráfico de drogas e prendeu dois…

26 minutos ago

Garis de Umuarama sofrem acidentes com agulhas e seringas descartadas no lixo comum

O descarte inadequado de agulhas, seringas e outros materiais perfurocortantes têm causado acidentes de trabalho…

52 minutos ago

Licença de Ademir Cabeção vence e notificação para cassação segue sem sucesso

A licença do vereador Ademir Leite da Silva (PL), conhecido como Ademir Cabeção, expirou na…

1 hora ago

Homem morre em grave acidente envolvendo três veículos na PR-239

Um grave acidente de trânsito registrado na tarde desta terça-feira (7) deixou um homem morto…

2 horas ago

Prefeitos da Amerios cobram mais agilidade na transferência de pacientes pela Central de Leitos

Prefeitos da Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios) se reuniram nesta terça-feira com o…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais