Foto: Asssessoria PMU
Agentes de combate a endemias da Vigilância Ambiental de Umuarama realizaram uma operação de limpeza e recolheram 200 pneus abandonados em um barracão na zona 6 da cidade. O local, que acumulava água parada, representava risco para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
A ação ocorreu no barracão da antiga incubadora empresarial, situado no cruzamento da Rua Pinguim com a Avenida Goiânia. Segundo os agentes, um grupo de praticantes de airsoft utilizou o espaço e abandonou os pneus após encerrar suas atividades. Devido às chuvas e ao estado precário da cobertura do imóvel, os pneus ficaram cheios de água, tornando-se um ambiente ideal para a reprodução do mosquito.
De acordo com Taila Biaca Crivelaro, coordenadora da Vigilância Ambiental, foi necessária uma força-tarefa para retirar os materiais do local. “Ao todo, 198 pneus foram recolhidos e encaminhados a uma borracharia credenciada pelo município. De lá, seguiram para Curitiba, onde serão triturados e terão a destinação correta”, explicou Crivelaro.
A Secretaria de Saúde solicitou à Prefeitura o fechamento definitivo do barracão com alvenaria, bloqueando portas e janelas. A medida visa evitar a ocupação irregular do espaço por pessoas em situação de rua e usuários de drogas, além de prevenir o acúmulo de lixo e água parada.
A Vigilância Ambiental reforça a importância da colaboração dos moradores na eliminação de criadouros do mosquito da dengue. Medidas simples, como tampar recipientes e descartar corretamente materiais que possam acumular água, ajudam a evitar surtos da doença.
A Prefeitura de Umuarama mantém ações contínuas de fiscalização e orientação. Denúncias sobre possíveis focos do mosquito podem ser feitas diretamente à Vigilância Ambiental pelo telefone da Secretaria Municipal de Saúde.
(Com infoirmações Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais