Foto: Arquivo OBemdito/Ricardo Trindade

Paraná

Paraná pode registrar ventos de até 80 km/h nesta terça-feira

Foto: Arquivo OBemdito/Ricardo Trindade
Paraná pode registrar ventos de até 80 km/h nesta terça-feira
Jaqueline Mocelin
OBemdito
13 de setembro de 2021 20h41

Uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical avança no início desta semana e acende novamente o alerta para temporais no Sul do país. Nesta segunda-feira (13) o risco maior para transtornos é no Rio Grande do Sul, com chance para vendaval – com rajadas que podem alcançar os 120km/h -, alta atividade elétrica, granizo e volumes extremamente elevados, que podem provocar transbordamento dos rios e deslizamento de encostas.

Na terça-feira (14) é a vez de Santa Catarina e do Paraná receberem chuva bem significativa, com ventos de 60-80km/h raios, altos acumulados de chuva e mais uma vez há potencial para queda de granizo.

De acordo com o instituto de meteorologia Simepar, na terça e na quarta-feira (15) há chances da chuva ocorrer no Paraná. E amanhã há risco de tempestades em boa parte das regiões paranaenses.

Na terça-feira, a instabilidade atmosférica volta a predominar no Estado. O avanço de uma frente fria provoca pancadas de chuva já durante a madrugada nos setores mais próximos à Santa Catarina.

No decorrer do dia, a instabilidade se espalha pelas demais regiões do Estado, provocando pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento fortes. No noroeste e norte as temperaturas ficam bastante elevadas.

Para Umuarama o Simepar prevê que a terça-feira deve ser de dia nublado, com temperaturas entre 23ºC e 34ºC. As rajadas de vento na Capital da Amizade podem chegar aos 35 km/h.

(Imagem: Simepar)

(Redação OBemdito, com Climatempo e Simepar)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.