Foto: Assessoria Aciu

Paraná

Aciu alerta para ocorrência do golpe da lista telefônica em Umuarama e região

Foto: Assessoria Aciu
Aciu alerta para ocorrência do golpe da lista telefônica em Umuarama e região
Jaqueline Mocelin
OBemdito
19 de setembro de 2021 09h46

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) alerta os empresários para o ressurgimento do chamado ‘golpe da lista telefônica’. O estelionato é aplicado por supostas empresas de publicidade/marketing que ofertam publicidade das marcas e contatos empresariais em catálogos físicos e virtuais (sites).

“O golpe é aplicado por telefone. O interlocutor informa ser promotor de vendas da empresa de publicidade e oferta serviços de marketing em catálogos físicos e virtuais disponibilizados em todo o país, inicialmente de forma gratuita ou com opção do pagamento de mensalidades irrisórias durante determinado período”, informa a Aciu.

A associação lembra que que existem variações, como atestam diversas queixas formalizadas no Procon do Paraná e de outros estados. “Assim como no ano passado, empresários de Umuarama e região estão sendo abordados. Alguns entraram em contato com a Aciu e fizeram o alerta”, divulgou.

Após o aceite, segundo o histórico de registros, é enviado um contrato que, caso seja assinado, autoriza vínculo publicitário com vigência de um ano ou mais, com multa (geralmente de 40%) em caso de rescisão. Empresários relatam, em geral, mensalidades fixas de R$ 300. Na maioria das vezes, o contato golpista solicita uma atualização cadastral.

Orientações

A assessoria jurídica da Aciu recomenda a checagem criteriosa da procedência antes da assinatura de qualquer contrato. Os anunciantes sempre devem verificar se a empresa existe mesmo, entrar em contato novamente, confirmar os dados, valores e a veracidade das informações.

Empresas idôneas oferecem serviços mediante devida identificação, e não através de subterfúgios. Existem, nos últimos anos, inúmeras denúncias relacionadas ao site www.worldcomrep.com.br.

(Redação OBemdito e Aciu)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.