Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Marta Paula Publisher do OBemdito

Fogo volta a consumir o Parque Nacional de Ilha Grande, em Alto Paraíso

O fogo continua destruindo parte do Parque Nacional de Ilha Grande, desta vez na altura do município de Alto Paraíso. […]

Foto: Julio Cesar Klauck de Macedo / Brigadista Rio Paraná
Foto: Julio Cesar Klauck de Macedo / Brigadista Rio Paraná
Fogo volta a consumir o Parque Nacional de Ilha Grande, em Alto Paraíso
Marta Paula - OBemdito
Publicado em 13 de setembro de 2021 às 11h27 - Modificado em 13 de setembro de 2021 às 11h27
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

O fogo continua destruindo parte do Parque Nacional de Ilha Grande, desta vez na altura do município de Alto Paraíso. No sábado (11) as chamas haviam sido controladas, segundo o Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa).

“Uma chuvinha que caiu na sexta-feira (10) ajudou a conter as chamas. Os brigadistas já haviam retornado para base, mas nesta segunda o fogo voltou a aparecer. Por isso, os trabalhos de controle serão intensificados”, explicou Nayara Raposo Olivo, Secretária Executiva do Coripa.

Dez brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) voltaram a campo para atuar no combate ao fogo. “Ainda não sabemos a proporção, mas vai ser preciso apoio do brigadistas do Mato Grosso do Sul, já que a área que está sendo afetada agora fica na divisa do Paraná com o Mato Grosso do Sul”, disse.

Moradores de Altônia e Guaíra registraram as chamas na noite da última quarta-feira. Na última semana animais terrestres e pássaros foram flagrados pulando dentro do Rio Paraná para tentar escapar do fogo.

Outro incêndio consumiu parte da Ilha Grande há cerca de duas semanas. Além dos danos à flora, animais silvestres morreram queimados ou na caça clandestina, uma vez que, acuados pelo fogo, se tornaram presas fáceis para os caçadores.

Com mais de 750 km² de extensão, a Ilha Grande abriga os biomas da Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal. O parque fica localizado na divisa do Paraná com o Mato Grosso do Sul.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.