Foto: Lucas Fermin/SEED
O período de inscrições para o Sistema Aprova Paraná Universidades começou na segunda-feira (20) e segue até esta quinta (23) pelo site. O programa inédito destina 20% das vagas nas sete universidades estaduais para alunos da rede pública. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem o maior número de vagas abertas nesta edição.
A UEM informa que são 754 oportunidades divididas em 62 cursos de graduação em diferentes turnos e câmpus. Dentro desse total de vagas, há 142 que são destinadas a cotas raciais e outras 28 exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD). O restante é de ampla concorrência. As informações completas estão disponíveis em edital.
O Sistema Aprova Paraná funciona nos mesmos moldes do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), porém, utiliza as notas da Prova Paraná Mais, que é uma modalidade aplicada para estudantes de escolas públicas.
Em todo o estado, mais de 118 mil estudantes do terceiro ano do Ensino Médio e de cursos subsequentes de 1.700 escolas fizeram as provas, que aconteceram em novembro de 2024. Ao todo, o programa oferta 3.700 vagas em cursos de graduação nas sete universidades estaduais.
O pró-reitor de ensino da UEM, Marcos Vinicius Francisco, informa que o propósito do programa é democratizar o acesso ao ensino superior. “Ao ingressarem em uma universidade pública, os estudantes de escolas públicas terão a oportunidade de alavancar sua futura atuação profissional, podendo transformar, inclusive, suas vidas”, destacou o pró-reitor.
Ao acessar o site, o estudante visualiza seu desempenho na Prova Paraná e as notas exigidas por cada instituição e curso. Cada candidato tem direito a se inscrever em dois cursos e em duas universidades. Para ter acesso, basta não ter zerado a redação.
O programa é uma parceria entre as secretarias estaduais de Educação (Seed) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio das universidades paranaenses.
Os estudantes de último ano do Ensino Médio, matriculados em cursos regulares e integrados à Educação Profissional, fizeram as provas em dois dias. As avaliações incluíram os componentes de Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Redação; Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Biologia, Física e Química.
Período para inscrições: 20 a 23 de janeiro
Classificação preliminar: 30 de janeiro
Seleção de 1ª ou 2ª opção de curso: 31 de janeiro a 5 de fevereiro
Classificação final: 13 de fevereiro
Matrícula dos selecionados: 17 a 23 de fevereiro no site da DAA
(Informações: Assessoria UEM)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais