As apreensões ocorreram em dois dias diferentes da semana. Foto: Polícia Ambiental
A Polícia Ambiental do Paraná fes a apreensão de12 aves silvestres mantidas em cativeiro de forma irregular nos municípios de Umuarama e Goioerê. Os flagrantes ocorreram nos últimos dias 19 e 20, após o atendimento de denúncias anônimas.
A apreensão das aves silvestres resultaram, além da aplicação de multas, na abertura de processos criminais e no encaminhamento das aves ao Instituto Água e Terra (IAT) para avaliação e possível reintegração à natureza.
No domingo (19), a equipe de fiscalização encontrou quatro aves silvestres em gaiolas no distrito de Serra dos Dourados, em Umuarama. Entre elas, estavam dois pássaros-pretos e dois coleirinhos. O responsável pelo cativeiro não possuía autorização como criador, configurando crime ambiental.
Já nesta segunda-feira (20), a Polícia Ambiental resgatou outras oito aves silvestres no município de Goioerê. As espécies incluíam tico-tico, canário-da-terra, coleirinho e cardeal. O infrator, assim como no caso anterior, não tinha licença para manter os animais.
Ambos os casos resultaram na elaboração de Termos Circunstanciados, conforme determina a Lei de Crimes Ambientais. Além disso, foram emitidos dois Autos de Infração Ambiental, totalizando R$ 6 mil em multas.
As aves silvestres resgatadas foram entregues ao Instituto Água e Terra, que avaliará as condições de saúde e adaptabilidade dos animais para reintrodução ao habitat natural.
A captura e manutenção apreensões de aves silvestres em cativeiro são práticas proibidas por lei, pois ameaçam a biodiversidade e prejudicam o equilíbrio ecológico. A Polícia Ambiental reforça a importância de denúncias anônimas para combater crimes dessa natureza.
Qualquer pessoa que presencie atividades suspeitas que possam levar a apreensão de aves silvestres pode realizar denúncias anônimas através do telefone 181 ou diretamente junto à Polícia Ambiental.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais