Foto: Danilo Martins/OBemdito
A Viação Umuarama, empresa responsável pelo transporte público urbano de Umuarama, encaminhou, na tarde desta sexta-feira (17), uma nota à redação de OBemdito para repassar o seu posicionamento sobre a reclamação de uma usuária de circular sobre a falta de ônibus aos domingos.
Na reportagem publicada mais cedo, a auxiliar de cozinha Keit Vanessa Pinheiro, de 37 anos, que trabalha em um restaurante no Shopping Palladium, contou que, no último sábado, precisou fazer o trajeto a pé até sua casa. Ela também criticou a falta de transporte aos domingos, ressaltando que a empresa onde trabalha tem enfrentado dificuldades para contratar colaboradores devido à escassez de opções de transporte nesses dias.
Na matéria, uma funcionária da Viação que teve autorização da direção para falar, disse que o transporte público não pode ser modificado para atender a um número reduzido de passageiros. “Atendemos os passageiros conforme a demanda. Não podemos deslocar um ônibus para ir buscar um só passageiro. O problema é que o passageiro vê a circular como Uber. Nós estamos prestando um serviço para toda a cidade, não podemos mudar a linha por conta de uma só pessoa”, explicou.
Na nota, a empresa reconheceu a importância do transporte coletivo para a comunidade e a compreensão das dificuldades enfrentadas pelos usuários. “Desde o período da pandemia, enfrentamos um cenário desafiador, marcado por um aumento expressivo nos custos operacionais, em especial o diesel, e uma significativa queda no número de passageiros transportados. Esses fatores tornaram indispensáveis os ajustes operacionais para garantir o equilíbrio financeiro da empresa e a continuidade do serviço à população”, destacou a Viação.
Quanto à disponibilidade de transporte nos finais de semana, a empresa afirmou que realiza “estudos constantes para avaliar a viabilidade de ajustes e melhorias no atendimento aos domingos, buscando sempre atender às demandas da melhor forma possível, dentro das condições técnicas e financeiras”.
Atualmente, a Viação Umuarama oferece linhas específicas para atender os trabalhadores do Shopping Palladium nos horários das 22h35 e 23h45 aos domingos, com o objetivo de facilitar o retorno para casa. A empresa afirmou que, conforme o relatório interno de embarques, Keit Vanessa Pinheiro embarcou no ônibus da linha Jardim Cruzeiro e Córrego Longe às 17h38 do último sábado (11 de janeiro de 2025), trajeto que atende à região do shopping.
Ao final da nota, a Viação disse estar à disposição para colaborar com a Prefeitura de Umuarama em busca de soluções conjuntas para melhorar a mobilidade urbana da cidade. “Nosso compromisso é oferecer um transporte público seguro, eficiente e acessível, sempre atentos às demandas da população e empenhados em aprimorar os serviços”, concluiu a empresa.
“Nota Oficial da Viação Umuarama
A Viação Umuarama reconhece a importância do transporte coletivo para a comunidade e compreende as dificuldades enfrentadas pelos usuários em determinadas situações. Gostaríamos de esclarecer alguns pontos referentes à reportagem publicada no Portal OBemdito sobre a reclamação da passageira Keit Vanessa Pinheiro, abordando a realidade operacional do transporte público em Umuarama.
Desde o período da pandemia, enfrentamos um cenário desafiador, marcado por um aumento expressivo nos custos operacionais, em especial o diesel, e uma significativa queda no número de passageiros transportados. Esses fatores tornaram indispensáveis os ajustes operacionais para garantir o equilíbrio financeiro da empresa e a continuidade do serviço à população.
Em relação à disponibilidade de transporte nos finais de semana, informamos que realizamos estudos constantes para avaliar a viabilidade de ajustes e melhorias no atendimento aos domingos, buscando sempre atender às demandas da melhor forma possível, dentro das condições técnicas e financeiras. Atualmente, aos domingos, estão disponíveis linhas específicas para atender os trabalhadores do Shopping Palladium nos horários das 22h35 e 23h45, visando facilitar o retorno para casa.
Sobre o caso específico da senhora Keit Vanessa Pinheiro, relatado na reportagem, gostaríamos de esclarecer que, conforme nosso relatório interno de embarques, a passageira embarcou no ônibus circular da linha Jardim Cruzeiro e Córrego Longe às 17h38min30 no último sábado, dia 11 de janeiro de 2025. Essa linha atende a região do Shopping Palladium.
Reforçamos que estamos à disposição da Prefeitura de Umuarama para buscar soluções conjuntas que melhorem a mobilidade urbana e a experiência dos passageiros. Nosso compromisso é oferecer um transporte público seguro, eficiente e acessível, sempre atentos às demandas da população e empenhados em aprimorar os serviços.
Agradecemos pela oportunidade de esclarecer os fatos e reiteramos nosso compromisso com a população de Umuarama.
Atenciosamente,
Direção da Viação Umuarama”
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais