Umuarama

Contribuintes de Umuarama com direito a isenção do IPTU já podem procurar a Prefeitura

A Secretaria de Fazenda da Prefeitura de Umuarama informa aos contribuintes que se enquadram nas condições para isenção de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que o prazo para requerimento do benefício iniciou na última segunda-feira (6) e se estenderá até 17 de março.

Os interessados devem procurar o setor de Protocolo da Prefeitura, no horário normal de expediente – das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, levando documentos pessoais e as informações sobre o imóvel.

Conforme a Lei Complementar 380/2014 e suas alterações, enquadram-se nesta categoria o proprietário de um único imóvel de área construída até 70 m² que sirva como sua residência e que tenha renda familiar de até dois salários-mínimos vigentes (R$ 3.036), excluídos os apartamentos constituídos em forma de condomínio ou não.

A possibilidade de isenção também contempla o aposentado com mais de 60 anos (ou que venha a completá-los no exercício do tributo devido), o deficiente físico – cuja deficiência o impossibilite de trabalhar, o portador de doenças incapacitantes ao trabalho, a viúva ou o aposentado por invalidez, independentemente de idade, que sejam proprietários de um único imóvel destinado à residência familiar e que tenham renda familiar mensal não superior a dois salários-mínimos.

O benefício estende-se ao usufrutuário que detenha a posse do imóvel e ao não aposentado com mais de 60 anos que preencha os requisitos. No caso de imóvel objeto de inventário ou partilha, nas condições citadas, a isenção será possível caso a posse do imóvel continue com o beneficiário e este preencha os requisitos.

A isenção alcança somente a unidade onde resida o beneficiário e será autorizada somente após seu reconhecimento pelo órgão municipal competente. Os contemplados deverão solicitar a renovação no período de um a três anos, conforme o caso em que o imóvel se enquadrar.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Inscrições para o Processo Seletivo IFPR terminam segunda; Umuarama tem 7 cursos

O IFPR encerra no dia 24 de agosto de 2026 as inscrições para o Processo…

23 minutos ago

Morre Benedito Silva, empresário que marcou diferentes setores da economia de Umuarama

O empresário Benedito Silva, morreu neste sábado (22), em Maringá. Com uma longa trajetória no meio…

46 minutos ago

Familiares de desaparecidos poderão coletar DNA; Umuarama integra a campanha

Ação permite cruzamento com perfis genéticos de pessoas encontradas

1 hora ago

Empresários de Umuarama devem se atentar às mudanças do Simples Nacional e IBS/CBS

Empresários de Umuarama devem ficar atentos aos novos prazos relacionados ao Simples Nacional e à…

2 horas ago

Justiça decreta prisão de caminhoneiro após acidente com duas mortes no Paraná

A Justiça de Morretes, no litoral do Paraná, decretou a prisão preventiva do caminhoneiro envolvido…

3 horas ago

Filhote de onça-parda é resgatado desnutrido perto de posto no Paraná; com vídeo

Uma filhote fêmea de onça-parda (Puma concolor) foi resgatada na noite de quinta-feira (20), nas…

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais