Foto: Divulgação/Gazeta de Toledo
O prefeito Elio Marciniak, de Santa Tereza do Oeste/PR (região de Cascavel), renunciou ao cargo um dia antes de encerrar o mandato. Em Diário Oficial, ele também exonerou o vice-prefeito Judson de Souza D’Avila, no entanto, a medida que não tem legalidade jurídica. Além disso, segundo o documento, seis secretários e outros cinco cargos de liderança também foram exonerados.
Em entrevsista ao Portal Catve.com, o advogado Lauri da Silva explicou que o prefeito não tem o poder de exonerar o vice. O vice é eleito diretamente pelo voto popular, juntamente com prefeito, e ocupa o cargo de forma independente.
O advogado explica que as únicas formas de um vice-prefeito deixar o cargo são por motivos como renúncia, falecimento, incapacidade permanente ou, em casos mais raros, destituição por decisão judicial ou pelo próprio plenário da Câmara Municipal em um processo de impeachment, conforme o que é previsto na legislação municipal. Caso o vice-prefeito seja destituído do cargo, quem chefia a administração municipal é o presidente da Câmara.
Confira a lista dos secretários e líderes exonerados:
(Informações: Catve)
Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Este site utiliza cookies
Saiba mais