Umuarama

Caminho Neocatecumenal envia 133 missionários em convivência religiosa no Paraná

Um grupo de 133 missionários, formado por jovens e catequistas do Caminho Neocatecumenal, foi enviado em missão por oito Arquidioceses e Dioceses do Paraná, após uma convivência de sete dias realizada em Umuarama. A cerimônia de envio, presidida pelo bispo Dom Frei João Mamede Filho, ocorreu no salão da comunidade Neocatecumenal local.

O evento contou com a participação de duas equipes de catequistas itinerantes, responsáveis pela condução das atividades. A equipe da região Noroeste, composta por Frei Mario Traina, Thiago Pregnolato e Maria Lúcia Toni, e a da região Oeste, formada pelo casal Carlos e Acionir Franze, Pe. Joani Cardeno e Giovani Thomazelli, lideraram os encontros.

De acordo com Thiago Pregnolato, a convivência foi estruturada em três etapas: conversão, preparação para o envio e o envio propriamente dito. “Preparamos um dia especial de envio com orações e catequeses, focando na passagem do evangelho em que Jesus Cristo envia os apóstolos dois a dois”, explicou. “Fornecemos orientações sobre a catequese e sorteamos as duplas e os trios para definir as cidades de destino. Ao todo, enviamos 66 duplas e um trio para 34 cidades dessas dioceses”.

Os missionários participaram de três noites e três dias de evangelização, vivendo da providência divina. “Partimos apenas com a roupa do corpo, sem dinheiro, sem celular, sem saber onde iríamos comer ou dormir”, contou José Valentim de Souza, de 59 anos, da Diocese de Umuarama. “Compartilhamos a Palavra de Deus com as famílias, buscando levar nosso testemunho e aprender com as histórias de sofrimento e fé em Jesus Cristo”.

Maria Clara de Oliveira, de 18 anos, também da Diocese de Umuarama, classificou a experiência como transformadora. “Confiamos plenamente na providência divina. Muitas vezes, éramos nós que saíamos evangelizados ao visitar as casas. Aprendi a confiar em Deus e a deixar que Ele guie os meus caminhos”.

A convivência teve início no dia 1º de dezembro e foi encerrada no dia 7, com uma celebração eucarística. Os participantes eram provenientes das Arquidioceses e Dioceses de Umuarama, Foz do Iguaçu, Toledo, Cascavel, Campo Mourão, Paranavaí, Maringá e Londrina.

(Assessoria Diocese de Umuarama)

Redação

Recent Posts

Vídeo mostra policial civil salvando bebê que se engasgou durante amamentação no Paraná

Um vídeo mostra o momento em que o policial civil Álvaro Machado socorre uma bebê…

4 minutos ago

Bombeiros expõem viaturas e equipamentos na Praça Miguel Rossafa no 114ª aniversário da corporação

Programação aberta ao público acontece nesta quinta-feira (8) e integra as comemorações pelos 114 anos…

19 minutos ago

Francisca Nakazono, de Umuarama, recebe 67 votos e fica entre os menos votados no Paraná

Francisca Nakazono (PSD) recebeu 67 votos na disputa por uma vaga de deputada estadual pelo…

38 minutos ago

Nem o próprio voto? Eleições têm candidatos com zero e apenas um voto

Levantamento nos resultados do TSE encontrou sete candidatos sem nenhum voto computado e outros dois…

58 minutos ago

Cinco vereadores de Curitiba deixam Câmara após vitória como deputados nas urnas

Cinco vereadores foram eleitos deputados neste domingo (4) e deixarão o Legislativo da capital; três…

2 horas ago

Veja os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná; Umuarama fica com dois suplentes

Alep terá renovação de 42,59% a partir de 2027; nenhum candidato de Umuarama conquistou cadeira,…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais