Foto: Assessoria PMU
Uma equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente iniciou nesta semana, pela avenida Paraná e depois também na avenida Brasil, uma avaliação das condições do estaqueamento utilizando das mudas de árvores recém-plantadas por comerciantes e proprietários de imóveis que foram notificados pelo município.
A maioria das mudas recebeu a estaca de forma adequada, cumprindo a função de ‘tutor’ para conduzir o crescimento correto da planta. “Mas em diversos locais, apesar de o plantio ter sido feito dentro das recomendações, o responsável não usou estaca adequada e ‘improvisou’ com materiais impróprios, como cabos de vassoura, pedaços de madeira muito pequenos ou frágeis”, explicou a bióloga do município, Claudia Caloi Palozi.
Por esse motivo, o prefeito Celso Pozzobom determinou a vistoria e o secretário municipal do Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, organizou a força-tarefa para verificar a situação e corrigir o estaqueamento das mudas, a fim de assegurar boas condições de desenvolvimento às árvores plantadas na região central.
“A responsabilidade de plantar a muda é da pessoa que foi notificada, mas algumas não colocaram as estacas de forma correta. Por isso a equipe foi ‘revisar’ o serviço e realizar as adequações necessárias. Pessoas que eventualmente descumpriram a notificação de plantio, espaçamento demarcado para a muda ou outra irregularidade, serão notificadas novamente para cumprirem a determinação que está prevista em lei”, reforçou o secretário.
Na próxima semana a equipe também revisará o estaqueamento das mudas plantadas pelo próprio município, em locais como o cemitério e as avenidas Vitória e prolongamento da Castelo Branco, para reforçar alguns pontos, substituir estacas que foram quebradas ou arrancadas, enfim, garantir a sustentação para que as mudas se desenvolvam corretamente e garantam sombra e um ambiente mais agradável no futuro.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais