Foto: Geraldo Bubniak/AEN
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou o projeto de lei 730/2024, que isenta motocicletas de até 170 cilindradas do pagamento do IPVA a partir de janeiro de 2025. A medida, de autoria do Executivo, deve beneficiar cerca de 732 mil proprietários, representando 77% da frota tributável de motos no estado, segundo dados da Secretaria da Fazenda.
Atualmente, a isenção é restrita a motocicletas abaixo de 125 cilindradas com mais de dez anos de uso. O texto, aprovado com 41 votos favoráveis e cinco contrários, recebeu emendas e alterações na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de sua aprovação final.
Além das motos, o projeto amplia a isenção de IPVA para veículos movidos a hidrogênio, ônibus, micro-ônibus e caminhões alimentados por gás natural, com validade até o fim de 2027. Também estende o benefício a carros elétricos adaptados para pessoas com deficiência.
A proposta faz mudanças em outras legislações tributárias, como o ICMS e o ITCMD. Entre os ajustes, está a limitação das multas punitivas do ICMS a 100% do imposto devido, além da exclusão do aumento progressivo do ITCMD, inicialmente proposto pelo governo.
Três emendas da oposição foram rejeitadas em plenário por 37 votos a 8. O texto aprovado busca incentivar o uso de tecnologias sustentáveis e aliviar a carga tributária de proprietários de veículos de menor porte.
Com informações RICtv
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais