Fotos: Assessoria PMU
A Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou nesta segunda-feira (2), um ciclo de palestras sobre cyberbullying, em combate aos crimes de perseguição, humilhação e preconceito praticados no ambiente virtual. A campanha destina-se a crianças e adolescentes do município e será realizada em algumas escolas. Além disso haverá palestras também no Centro Cultural e no Centro da Juventude.
A secretária da Assistência Social, Dayanne Paola Demozzi, lembra que o cyberbullying (também chamado bullying na internet), é o termo bem amplo, que descreve vários tipos de comportamento de agressão, ameaça, intimidação ou outra interação com o objetivo de causar dor, vergonha, medo ou desconforto na vítima. “O agressor recorre à Internet ou outros canais para exercer este comportamento, acreditando que o anonimato o deixará impune”, disse.
A campanha tem o apoio do prefeito Celso Pozzobom, que reprova este tipo de prática. Ele aprovou a iniciativa da assistência social do município. São exemplos desse tipo de bullying certas chamadas, mensagens escritas, mensagens de voz ou de vídeo, comunicações em salas de chat, publicações em redes sociais, tentativas de sabotagem de redes e ou dispositivos, entre outros.
Quando a vítima se sente ameaçada em sua integridade física o comportamento é visto como ato criminoso, pois reflete a prática de um crime de injúria e difamação. Caso se trate de criança ou adolescente, cabe ao adulto responsável efetuar a queixa ou denunciar a situação para autoridades que possam intervir e colaborar para uma resolução, como a escola, o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente ou mesmo as autoridades policiais.
Nesta segunda-feira a primeira palestra foi realizada na Escola Municipal Ouro Branco, em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Umuarama e na parte da tarde foi a vez do Colégio Estadual Pedro II.
Nesta terça-feira (3) haverá palestra sobre o tema para o público em geral e equipes que integram a rede socioassistencial, a partir das 9h no teatro do Centro Cultural Vera Schubert. Na quarta-feira (4) o assunto será abordado pela manhã no Colégio Estadual Professor Paulo Alberto Tomazinho e à tarde no Centro da Juventude de Umuarama (Ceju). Os palestrantes são Ana Paula Oliveira Becker Alvarenga e Carlos Eduardo Simões Pelegrin.
(Reportagem: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais