Esporte

Equipes de Umuarama saem vitoriosas da Série Prata dos Jogos da Integração do Idoso

A delegação de Umuarama participou dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDOs) – Série Prata, promovidos pelo governo do Estado na cidade de Pontal do Paraná, no Litoral, e alcançou resultados históricos. O evento aconteceu entre os dias 8 e 13 de novembro.

Com muita dedicação e espírito de equipe, os 35 atletas do Projeto Unidade de Treinamento do Idoso (UTI) da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), competiram em nove modalidades e trouxeram para casa conquistas marcantes, consagrando Umuarama como campeã geral da Série Prata 2024.

Os JIIDOs são um evento promovido pela Paraná Esporte, com foco em pessoas de 60 anos ou mais, focando na integração, lazer e competitividade saudável entre as delegações dos municípios. Neste ano, 36 municípios participaram da Série Prata em 10 modalidades: basquete relógio, handebol por zona, vôlei câmbio, vôlei no escuro (+70), vôlei de praia, peteca, xadrez, dama, dominó e tênis de mesa.

A delegação de Umuarama competiu em quase todas as modalidades (exceto peteca), destacando-se em várias delas, e os resultados falam por si. Os umuaramenses foram campeões no basquete relógio (feminino), dominó (feminino) e handebol por zona (masculino), faturaram o segundo lugar no basquete relógio (masculino) e conquistaram a terceira colocação em dama (masculino), tênis de mesa (feminino) e handebol por zona (feminino).

Com esses resultados, Umuarama alcançou os títulos de campeã geral feminina, com 53 pontos [à frente de Campo Mourão (45) e Peabiru (41)]; vice-campeã geral masculina, com 41 pontos (a apenas um ponto de Itaipulândia, campeã com 42 pontos); e campeã geral da Série Prata, com 94 pontos, superando Campo Mourão (81) e Itaipulândia (64).

Projeto UTI

“Os resultados foram fruto do trabalho desenvolvido pelo Projeto Unidade de Treinamento do Idoso (UTI), realizado pela equipe da secretaria desde 2022, sob a coordenação dos professores Itamar Inácio da Silva Júnior e Anderson Alonso, com o apoio da estagiária Ana Clara Felix. O projeto promove treinos regulares e participação em competições, como os JIIDOs, destacando o nome de Umuarama”, parabenizou o secretário de Esporte e Lazer, Anderson Gasparetto, o Gaspar.

Em sua terceira participação nos jogos (2022, 2023 e 2024), o projeto demonstra evolução constante. Nos primeiros anos, o foco foi adquirir experiência e desenvolver o trabalho no município. Em 2024, a delegação partiu para a competição com o objetivo claro de conquistar o título – e alcançou o feito com muita garra, suor e alegria.

O prefeito Celso Pozzobom lembra que a participação nos JIIDOs vai além das conquistas esportivas. “Essa competição promove a integração entre os municípios, valoriza os idosos e incentiva o envelhecimento ativo e saudável. Com o título de campeã geral, Umuarama reafirma seu compromisso com o esporte e o lazer como ferramentas de transformação social”, avaliou.

“Parabéns a todos os atletas, técnicos e à equipe de apoio pela dedicação e pelo resultado brilhante! Que venham os próximos desafios!”, completou o secretário Gaspar.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

9 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais