Umuarama

Campori de Desbravadores em Umuarama teve início e contará com mais de 3 mil participantes

Mais de 3 mil crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos chegaram nesta quinta-feira (14) ao Parque de Exposições de Umuarama para participar do Campori de Desbravadores. O evento, organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, vai até domingo (17) e reúne 90 clubes de desbravadores, incluindo 11 de Umuarama. Os demais participantes são das regiões oeste, centro-oeste, sudoeste e de outras cidades do Noroeste do Paraná.

De acordo com o pastor Lucas Fávero, coordenador do evento, a estrutura do acampamento foi organizada como uma cidade, com preparação iniciada ainda em janeiro. “Existem grupos que estão aqui desde a semana passada, que já começaram a montar as estruturas. No entanto, esse é um processo que começou em janeiro. Então, todas as atividades que os clubes realizaram durante o ano culminam nesse ponto, que é o mais alto das atividades”, afirmou.

Fotos: Jean Soriani/OBemdito

Atividades para desenvolvimento integral

Ao longo dos quatro dias, os adolescentes participam de atividades práticas e teóricas que refletem os objetivos do clube, baseado no desenvolvimento físico, emocional e espiritual.

“O físico é bem parecido com os escoteiros, com atividades campestres que envolvem o desenvolvimento de habilidades específicas. Já no emocional, nosso objetivo é fazê-los entender que eles têm um objetivo e que cada ser humano tem algo a contribuir. No aspecto espiritual, não denominacional, é fazê-los entender que Deus nos criou e nos deu um propósito”, explicou Fávero.

Além disso, os jovens participam de desfiles, projetos comunitários, ações sociais, competições e concursos de conhecimentos bíblicos, oratória, música e atividades físicas.

“Todas as atividades foram construídas de forma a proporcionar o desenvolvimento do indivíduo, como, por exemplo, a oratória, e também o coletivo, com o desenvolvimento da parceria, para eles entenderem que conseguem ir longe, mas com amigos e pessoas ao lado, conseguem ir mais longe ainda”, disse.

Infraestrutura montada no Parque de Exposições

Para abrigar o evento, uma ampla estrutura foi montada no Parque de Exposições Dário Pimenta da Nóbrega. O local funciona como uma pequena cidade, com estrutura política, incluindo prefeita e secretários, além de áreas para transporte, saúde, alimentação, esporte, entre outras.

“Aqui estamos recebendo, além do refeitório oficial, 41 pontos de cozinha, com um ou mais clubes. Além disso, temos todo o sistema de rádio e jurídico, que funcionam aqui dentro, sem contar os comércios e fornecedores, que replicam, em escala menor, uma cidade”, relatou o pastor.

A segurança também foi reforçada, com a presença da Polícia Militar e UTIs móveis para atendimento médico. O evento reúne cerca de 5 mil pessoas, entre participantes e equipes de apoio.

Classificação para Sul-Americana

Os clubes campeões das provas ganham uma pontuação que conta para outras etapas futuras. O próximo evento, de nível Sul-Americano, será realizado em janeiro de 2027, em Barretos, São Paulo, e espera reunir mais de 130 mil participantes.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais