Foto: Catve
O candidato a prefeito de Brasilândia do Sul, Roberto Kimio Kabayashi (PL), foi condenado pela Justiça Eleitoral por distribuir cerveja durante uma carreata no distrito de Ercilândia, no município, caracterizando uma infração grave à legislação eleitoral.
A ação foi movida pela coligação “Brasilândia do Sul Cada Vez Mais Forte” (PSD / MDB), que acusou Kabayashi e seu vice, Silvio Antônio Moreti (PL), de usarem bebidas alcoólicas para tentar angariar votos de eleitores presentes no evento.
A sentença da 128ª Zona Eleitoral de Alto Piquiri considera que a distribuição de bebidas alcoólicas comprometeu a legitimidade das eleições de 2024, configurando um ato que prejudicou a normalidade do pleito.
Como consequência, Kabayashi foi declarado inelegível por oito anos e condenado ao pagamento de uma multa no valor de R$ 45 mil. Moreti, por sua vez, foi absolvido por falta de provas que o ligassem diretamente à distribuição das cervejas.
Durante a carreata, uma testemunha afirmou que as latas de cerveja eram distribuídas na carroceria de uma caminhonete sem qualquer controle de pagamento ou verificação de que os eleitores haviam votado, o que reforçou a alegação de que a prática visava a compra de votos.
Kabayashi e Moreti receberam 1.055 votos nas eleições, o que representou 36,90% dos sufrágios, mas não foi suficiente para derrotar Alex Cavalcante (PSD), que obteve 1.804 votos e venceu a disputa para a Prefeitura.
Com informações Catve
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais