Política

Lei Orçamentária Anual está aberta ao recebimento de emendas na Câmara de Umuarama

A Lei Orçamentária Anual (LOA) foi publicada pela segunda vez na pauta da Câmara de Vereadores de Umuarama na sessão ordinária da última segunda-feira (11). A ferramenta é essencial para definir todas as receitas e despesas do município.

Baseada na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a LOA é enviada anualmente pelo Executivo no início do segundo semestre, após a LDO ser debatida e aprovada no primeiro semestre. Este processo visa garantir responsabilidade fiscal e total transparência nas finanças públicas.

A LOA deve ser publicada em três sessões ordinárias consecutivas, período durante o qual está aberta para o recebimento de emendas dos vereadores. Após esse prazo, tanto a lei quanto as emendas, inclusive as impositivas, são submetidas à apreciação em plenário.

As emendas impositivas são aquelas que, uma vez aprovadas, obrigam o Executivo a executar as despesas nelas previstas, garantindo que as demandas dos vereadores sejam atendidas de forma efetiva.

PROJETOS EM VOTAÇÃO

A pauta do dia na sessão ordinária de segunda-feira começou analisando o Projeto de Lei 80/2024, que declara de Utilidade Pública o Rotary Club de Umuarama Catedral. O conteúdo foi apreciado em primeira votação e aprovado por unanimidade.

O vereador Mateus Barreto, autor da propositura, destaca a importância das atividades desenvolvidas pela entidade, que atua sem fins lucrativos e é conhecida por suas contribuições significativas nas áreas de defesa de direitos sociais, cultura e arte.

“A aprovação unânime reflete a relevância dos serviços prestados pelo Rotary Club à comunidade, alinhando-se aos requisitos estabelecidos pela Lei Municipal n°. 3.815, de 20 de dezembro de 2011”, informou a Câmara.

Na mesma sessão também foi submetido à apreciação o Projeto de Lei 90/2024, declarando de Utilidade Pública a Associação de Desenvolvimento Comunitário da Estrada Jurupoca, entidade sem fins lucrativos. Proposto pelos vereadores Clebão dos Pneus, Cris das Frutas e Newton Soares, a propositura destaca a importância das atividades da associação, que se dedica ao desenvolvimento comunitário por meio de obras e melhoramentos financiados com recursos próprios, doações ou empréstimos.

A associação tem por objetivo melhorar o convívio entre os moradores, promovendo integração e oferecendo atividades econômicas, culturais, desportivas e assistenciais. A proposta foi fundamentada no cumprimento dos requisitos da Lei Municipal n° 3.815, de 20 de dezembro de 2011, reforçando a relevância dos serviços prestados à comunidade local. Em votação, assim como o primeiro texto em apreciação, recebeu aprovação unânime em primeira e segunda discussão.

(Assessoria Câmara de Vereadores de Umuarama)

Redação

Recent Posts

Motociclista colide em defensa metálica da PR-082 e é socorrido pelo helicóptero do Samu

Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…

15 minutos ago

Surto psicótico mobiliza PM e Samu no Jardim Morumbi, em Altônia

Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…

42 minutos ago

Jovem empina moto na frente da PM e tem veículo apreendido em Iporã

Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…

58 minutos ago

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

1 hora ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

15 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais