Cotidiano

Oito pessoas são alvos da PF em Umuarama durante megaoperação contra o tráfico de cocaína

A megaoperação “Pó de Serra”, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (12) em Umuarama e outras sete cidades do Paraná e Mato Grosso do Sul, mira em um grupo criminoso suspeito de lucrar cerca de R$ 389 milhões com o tráfico de cocaína no Paraná e Santa Catarina. Em Umuarama, as equipes estão cumprindo 22 mandados de busca e apreensão, além de oito mandados de prisão.

As informações foram prestadas pelo delegado Pedro Turin, da Polícia Federal. Cerca de 160 policiais federais foram mobilizados para o cumprimento de todos os 63 mandados em Umuarama, Guaíra, Rolândia, Maringá, Icaraíma, Amambaí (MS), Naviraí (MS), Mundo Novo (MS). Além disso, há 10 alvos de mandados de prisão no Paraguai que foram incluídos na lista da Interpol.

Veja abaixo a lista de mandados:

Investigação

As investigações tiveram início no fim de 2023, quando um casal foi preso em flagrante em Guaíra por transportar 53 quilos de cocaína – droga que seria entregue em Umuarama. Durante o inquérito policial foi possível vincular outros 11 flagrantes de tráfico de drogas relacionados à mesma organização, o que resultou em quase uma tonelada da droga. Todavia, a PF estima que o grupo atua desde 2020 e que teria transportado mais de 20 toneladas.

Ainda segundo a PF, os motoristas normalmente carregavam a droga em Pedro Juan Caballero e desciam até a região de Katueté, no Paraguai, através de rodovia brasileira que corta as cidades de Amambai, Tacuru e Sete Quedas, no Mato Grosso do Sul. Dentro do Paraguai os criminosos decidiam se retornavam para o Brasil na região de Guaíra ou Foz do Iguaçu, no Paraná. O destino da droga incluía diversas cidades, dentre elas Umuarama, Maringá e Curitiba, assim como cidades em Santa Catarina como Balneário Camboriú, Itajaí e Joinville.

No transporte da droga o grupo utilizava homens e mulheres, simulando um casal, com a finalidade de dissimular o real motivo da viagem em caso de abordagens policiais ocorridas no trajeto.

Cumprimento de mandados

Foi determinado o sequestro de bens móveis e imóveis, além do bloqueio de contas no valor de até R$ 389 milhões vinculadas a 31 investigados. A investigação contou com o apoio do GISE (Grupo de Investigações Sensíveis) da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD/PY) e a deflagração teve apoio de equipes do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) da Polícia Militar do Paraná e do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (TIGRE) da Polícia Civil do Paraná.

Os envolvidos deverão responder pela prática de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e participação em Organização Criminosa. Os crimes possuem penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 55 anos de prisão.

Redação

Recent Posts

PCPR prende veterinário que prescreveu 112,6 mil frascos de cetamina em 4 anos

A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena

32 minutos ago

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

1 hora ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

2 horas ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

2 horas ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

2 horas ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais