Umuarama

Umuarama se prepara para primeira pausa do feriado do Dia Nacional da Consciência Negra

Feriado Nacional não é ponto facultativo, por isso Umuarama está se preparando para comemorar Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, festejado em 20 de novembro (quarta-feira da próxima semana). Várias cidades e estados brasileiros já tinham essa data decretada, porém, a partir de 2024, em todo o Brasil será oficialmente feriado após a sanção da Lei 14.759.

O prefeito Celso Pozzobom comentou que instituições públicas, privadas e religiosas, empresariado e população em geral, devem receber com respeito e consideração a instituição desta importante tributo à importante luta pela liberdade do povo negro.

Pozzobom diz entender que alguns empresários, de setores diversos, manifestaram-se contrários à instituição de mais um feriado nacional, justamente no mês de novembro, em que já existem dois: o Dia de Finados (2) e a Proclamação da República (15), porém ele comenta que não há como um município (ou um estado) simplesmente decretar que não vai cumprir uma Lei Federal.

“Como esta será a primeira vez que vamos ter de parar neste novo feriado nacional, ainda há muita gente insegura e até com dúvidas. Mas é preciso saber que, como outros feriados nacionais e Dias Santos de Guarda, é um momento para que todos façam uma pausa para refletir sobre o objetivo deste feriado”, indica.

O procurador-geral da prefeitura de Umuarama, advogado Luiz Genésio Picoloto, esclarece que, pela legislação, existem dois pontos facultativos federais que, por tradição, são tratados como feriado – quando tudo para, à exceção dos serviços essenciais, que é o Carnaval (na terça-feira) e Corpus Christi (60 dias após a Páscoa).

“Depois temos os feriados obrigatórios em âmbito nacional, que são Confraternização Universal (1° de janeiro), Paixão de Cristo (última sexta-feira antes da Páscoa), Páscoa, Tiradentes (21 de abril), Dia Mundial do Trabalho (1° de maio), Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro), Proclamação da República (15 de novembro) e Natal (25 de dezembro)”, relata.

Ele destaca também que devem ser observados ainda os feriados obrigatórios determinados pelos governos estaduais e prefeituras, que são objetos de acordos coletivos de trabalho em cada localidade. “Nestes dias as empresas são orientadas, por lei e pelos sindicatos, a não funcionarem. Caso não exista essa possibilidade, cabe o pagamento do adicional ou compensação ao colaborador”, esclarece.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

9 minutos ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

58 minutos ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

2 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

2 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

2 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais