Fotos: Assessoria PMU
Criado com a missão de promover o desenvolvimento dos setores de tecnologia e ciências, o Technopark Umuarama dá mais um passo rumo à concretização com a assinatura, no último dia 8, de acordo de cooperação com duas das mais importantes instituições de Ensino Superior do Paraná: a UEM (Universidade Estadual de Maringá) e o IFPR (Instituto Federal do Paraná). O documento, que vem sendo planejado há meses, define projetos e metas para o ‘Parque Tecnológico’.
O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, acompanhado do secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, recebeu o reitor da UEM Leandro Vanalli e o diretor-geral do IFPR Carlos José Dalla Nora para a cerimônia de assinatura dos acordos de parcerias.
“O edifício que abrigará o Technopark está em fase de acabamentos finais e os equipamentos já começaram a chegar. É só questão de mais algum tempo e nossa cidade já irá sentir a importância desse investimento”, comentou Pozzobom.
Ceranto comentou que o Technopark Umuarama está sendo estruturado com incubadora de startups, coworking, agência de inovação, laboratórios de realidade virtual e aumentada, laboratório de processos agroindustriais, laboratório de impressão 3D, laboratório de derivados lácteos, laboratório de desenvolvimento de inteligência artificial, laboratório de automação e robótica, salas de aula tecnológicas para o desenvolvimento de programação de sistemas, games, IOT e arquitetura e engenharia.
O diretor de Indústria, Comércio e Inovação, Paulo Leon Baraniuk, informa que estes ambientes foram definidos em parceria com as instituições de Ensino Superior, secretarias municipais e empresas interessadas no projeto.
“Será um local para o desenvolvimento do setor de tecnologia e ciências, através de indústrias e empresas de serviços, oportunizando espaço para estudo da agroindústria sobre o Arenito Caiuá, além de contribuir para o cumprimento dos compromissos assumidos no Masterplan Umuarama 2050”, pontuou.
Pozzobom fez questão de destacar que o Governo do Paraná, por meio de suas secretarias de Estado e do Separtec (Sistema Estadual de Parques Tecnológicos) tem investido em Umuarama, especialmente no Technopark.
“Já temos recursos garantidos para o desenvolvimento de suas atividades anuais, também em parceria com o Estado por meio de editais e também com recursos próprios. Nesta gestão a indústria e o número de empregos formais cresceu, assim como o PIB e a arrecadação. Falamos uma nova linguagem que o futuro da humanidade está aprendendo a falar: inovação, ciência e tecnologia”, resume o prefeito.
(Reportagem: Assessoria PMU)
Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…
A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…
Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde
Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas
Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…
Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada
Este site utiliza cookies
Saiba mais