Umuarama

Prefeitura, UEM e IFPR assinam acordos de cooperação para estruturar o Technopark

Criado com a missão de promover o desenvolvimento dos setores de tecnologia e ciências, o Technopark Umuarama dá mais um passo rumo à concretização com a assinatura, no último dia 8, de acordo de cooperação com duas das mais importantes instituições de Ensino Superior do Paraná: a UEM (Universidade Estadual de Maringá) e o IFPR (Instituto Federal do Paraná). O documento, que vem sendo planejado há meses, define projetos e metas para o ‘Parque Tecnológico’.

O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, acompanhado do secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, recebeu o reitor da UEM Leandro Vanalli e o diretor-geral do IFPR Carlos José Dalla Nora para a cerimônia de assinatura dos acordos de parcerias.

“O edifício que abrigará o Technopark está em fase de acabamentos finais e os equipamentos já começaram a chegar. É só questão de mais algum tempo e nossa cidade já irá sentir a importância desse investimento”, comentou Pozzobom.

Ceranto comentou que o Technopark Umuarama está sendo estruturado com incubadora de startups, coworking, agência de inovação, laboratórios de realidade virtual e aumentada, laboratório de processos agroindustriais, laboratório de impressão 3D, laboratório de derivados lácteos, laboratório de desenvolvimento de inteligência artificial, laboratório de automação e robótica, salas de aula tecnológicas para o desenvolvimento de programação de sistemas, games, IOT e arquitetura e engenharia.

O diretor de Indústria, Comércio e Inovação, Paulo Leon Baraniuk, informa que estes ambientes foram definidos em parceria com as instituições de Ensino Superior, secretarias municipais e empresas interessadas no projeto.

“Será um local para o desenvolvimento do setor de tecnologia e ciências, através de indústrias e empresas de serviços, oportunizando espaço para estudo da agroindústria sobre o Arenito Caiuá, além de contribuir para o cumprimento dos compromissos assumidos no Masterplan Umuarama 2050”, pontuou.

INCENTIVOS

Pozzobom fez questão de destacar que o Governo do Paraná, por meio de suas secretarias de Estado e do Separtec (Sistema Estadual de Parques Tecnológicos) tem investido em Umuarama, especialmente no Technopark.

“Já temos recursos garantidos para o desenvolvimento de suas atividades anuais, também em parceria com o Estado por meio de editais e também com recursos próprios. Nesta gestão a indústria e o número de empregos formais cresceu, assim como o PIB e a arrecadação. Falamos uma nova linguagem que o futuro da humanidade está aprendendo a falar: inovação, ciência e tecnologia”, resume o prefeito.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais