Foto: arquivo da família
A família da senhora Zaira Tufanele Celoia, 75 anos, está pedindo ajuda da população de Umuarama com doações de sangue. Ela terá que passar por um procedimento cirúrgico nos próximos dias e o hospital já se antecipou solicitando as doações para repor o estoque de bolsas do Hemonúcleo.
Regina Macabeu, sobrinha da paciente, entrou em contato com OBemdito para solicitar apoio na divulgação da campanha solidária. Ela explicou que a tia sempre foi saudável. Porém, há alguns dias passou mal e o médico realizou um cateterismo. Depois disso teve alta e estava em recuperação.
Na última sexta-feira (1º) Zaira passou mal novamente, foi internada no Hospital Nossa Senhora Aparecida e terá que fazer a cirurgia de ponte de safena. O procedimento provavelmente acontecerá na próxima quarta-feira (6).
As doações podem ser de qualquer tipo sanguíneo, pois servem para reabastecer o Hemonúcleo. Quem for doar deve falar o nome de Zaira Tufanele Celoia no cadastro.
As doações podem ser agendadas no site do Hemepar PR, garantindo que a pessoa seja atendida em um horário pré-determinado. Também é possível ir diretamente no Hemonúcleo em Umuarama, localizado na Avenida Manaus, 4444, na região do Centro Cívico. O horário de atendimento para doações é das 08h às 11h30 e das 13h30 às 15h30. Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelo telefone (44) 3621-8307.
Homens podem doar a cada dois meses, totalizando quatro doações por ano, enquanto as mulheres podem doar a cada três meses, com um máximo de três doações por ano. Após a coleta, o sangue é fracionado e os hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio) são processados. Atualmente, a maior necessidade é de doadores do tipo sanguíneo B, que está em falta na unidade.
Entre os requisitos, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Os menores de idade podem doar com autorização e na presença do responsável legal. Além disso, o doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, bem alimentado e hidratado (evitando alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais